sábado, 15 de janeiro de 2011

Caixinha em origami, laço e borboletas!

     Ohayo!!!

     Há muito tempo comprei alguns papéis para origami e, ontem, arrumando minhas coisas, encontrei em um dos pacotes um diagrama de caixinha e, como não encontrei esse modelo em nenhum outro lugar, resolvi compartilhar!

(Clique na imagem para ampliar!! n.n)

       Caixinhas são extremamente populares e úteis, ótimas para presentear!! E, para fazê-las, nem é preciso papel próprio para origami: um pedaço de papel de presente esquecido por aí pode dar num lindo trabalho, como o que eu fiz hoje à tarde para ilustrar aqui no blog! Dá uma olhada:
       
     (Hehehe!! Para fazer essa imagem bonita, usei o aplicativo on-line PicNik)

          Gostou da ideia??!!
     Essa caixinha é diferente da maioria dos modelos encontrados, em que é necessário fazer uma base e uma tampa. Ela é "inteira", fechada na parte de baixo!
          
          
Algumas dicas que podem ajudar quando você for dobrá-la:

1) Para uma caixa de 5cm de largura, utilize um quadrado de papel de 20 cm! A medida do quadrado será sempre reduzida a um quarto do tamanho original!

2) Passo 4 do diagrama:
Para que esta dobra fique correta, observe que a ponta desse "triângulo" coincide com os cantos do quadrado, justaposta:




3) Passo 10:
Para que a caixa tome forma, é necessário fazer as dobras em vale, resultando nas imagens abaixo:




É bastante difícil manter a caixa fechada sem a ajuda de algum adesivo... Mesmo que tenha aqueles que não curtem essa ideia, eu usei fita dupla-face nas dobras:





4) Passo 10, ainda!
Para fechar a caixa, a ideia é utilizar as pontas dessa (indicadas com as estrelas, no diagrama) de forma sobreposta. Talvez você já tenha visto essa técnica num dos passos da rosa Kawasaki!


(Detalhe: da figura 3 para 4, eu girei a caixa (sentido anti-horário) 
para fazer o encaixe!
A imagem não está errada, embora possa parecer confusa à primeira vista! ^^)

     A caixa pronta fica assim, igual à apresentada no pacote de folhas de origami da Join ie Nara, do qual escaneei o diagrama:


      Bonitinha, né?! Lembrando que, com o mesmo papel, dá para encrementar essa caixinha!! Eu, por exemplo usei um cortador de borboletas e fiz um laço de origami (link disponibilizado no blog Lika Hanyuu)!!





       Sayonara!!

2 comentários:

  1. Oi, você poderia, por favor me informar onde você comprou o cortador de borboletas, site ou telefone?
    Obrigada, tudo no seu blog é lindo,
    Muito sucesso e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marta!!

    Comprei esse furador há muito tempo... A loja tem site! Segue o link: http://www.lojaslinna.com.br/busca?busca=furador&tipo-busca=produto

    Espero ter ajudado!
    Muito obrigada pelo comentário e elogios! ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...