domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dica do dia: dicionário Português-Romaji

     Boa tarde!
    
    Volta e meio queria traduzir termos do português para o romaji, ou conferir a escrita, e sempre me deparava com a dificuldade de encontrar um tradutor. Grande parte deles traduz apenas para o japonês, e como não compreendo os silabários, muito menos kanjis, acabava em não me ajudar em nada! Até que encontrei o dicionário universal Dict.info, uma verdadeira mão na roda!
     
    O site conta com vários recursos, como vocabulário básico, links para testar seus conhecimentos de vocabulário e gramática em vários idiomas, links para downloads de dicionários, dicionário com imagens e traduções (clique aqui para ver um exemplo), dicionários bilíngues, enciclopédias, dentre outros.

    Em tempo, o romaji é a transcrição fonética do japonês para o alfabeto romano. Daí o termo romaji ou rōmaji. É um grande facilitador, pois possibilita a compreensão e a comunicação de estrangeiros em japonês, sem necessitar do conhecimento da  escrita e leitura nos sistemas de silabários (hiragana e katakana) ou ideogramas (kanjis).

     O romaji é comumente encontrado em mangás, nas aberturas e encerramentos de animes, "legendando" a trilha sonora, em jornais, nos livros destinados ao estudo da língua japonesa para estrangeiros, enfim, em todo tipo de material destinado a ocidentais.

    Espero que a dica do dicionário possa ser proveitosa não apenas para a tradução do português para o romaji, mas também para outros idiomas! É uma opção a mais!

    Até a próxima!


Acima, "Sakura sakura", música folclórica japonesa, em hiragana e romaji. 
Clique na imagem para aumentá-la!
Para ouvir a versão instrumental, clique no vídeo abaixo!



4 comentários:

  1. ai que legal ! adorei seu blog, muito bonito e adorei a matéria, parabéns !!

    ResponderExcluir
  2. Muito útil a sua publicação, estava procurando por um site como o que você indicou ^^ Estou querendo ler um mangá em japonês, mas meu vocabulário não é muito completo preciso do romaji para as traduções dos significados :v haha
    Obrigada pela ajuda ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Nayra!
      Fico feliz que uma postagem tão antiga possa ter ajudado!
      Boa sorte na leitura!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...