segunda-feira, 6 de junho de 2011

Para piratas e rainhas, um luxo: tricorn hat/chapéu tricórnio - Tutorial


Boa noite!!

     Postei ontem, em um fórum, um tutorial explicando como fazer um belíssimo tricorn hat, vulgo "chapéu de pirata/chapéu de três pontas"!! Sim, um dos meus maiores (e mais fúteis) sonhos se realizou enfim!



Savvy??!!



      Artigo de luxo da vestimenta europeia no século XVII, o chapéu tricórnio, inicialmente, foi usado por homens, quando as perucas estavam em ascensão! 



       A cabeleira falsa entrou como parte do vestuário das cortes ao mesmo tempo em que as golas das camisas masculinas foram desaparecendo. Para facilitar seu uso (as perucas eram bastante pesadas e de fios longos), os homens adotaram o chapéu tricórnio, substituindo o chapéu de abas largas!


     Claro que as perucas também passaram a ser usadas por mulheres, e o chapéu tricórnio ganhou espaço, em versões reduzidas e bem adornadas, ainda que seu uso, em um desenho mais simples, em tamanho grande e sobre cabelos naturais também possa ser observado em pinturas como esta:



     Crianças ricas também utilizavam chapéus tricórnio:



      Enfim, consegui acessar um tutorial que pode dar uma boa ideia para quem quiser se aventurar a confeccionar seu próprio chapéu!! Interessados, por favor, cliquem aqui!

      Vendo isso, meu lado lolita entrou em ebulição, e começou a imaginá-lo em um outfit pirate!! Para isso, recobriria o chapéu 
(feito em feltro, vale antecipar) com um tecido fosco, acrescentando algo como penas, rendas, pedrarias, broches, flores, laços, botões... 





"Alice And The Pirates"
       
        
     Tutoriais assim são difíceis de encontrar. Portanto, lolita, pirata ou rainha, espero que possa ser útil a alguém!!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...