sábado, 30 de julho de 2011

Bunka Doll

Boa tarde!!

     Em tempos de Pullip e Blythe, se popularizam no Brasil as bonecas étnicas, como as japonesas Kokeshis, as russas Matrioskas e as chinesas Mensageiras.

       Cada uma com sua história e características próprias, essas bonecas, originalmente, feitas a mão, são um tesouro cultural de seus países. Belas, despertam o encanto não só em meninas pequenas, mas ganham o coração de muita gente grande *como eu*!!

     Essa semana eu conheci mais uma joia rara no que se refere a brinquedos étnicos: a Bunka, uma boneca de pano japonesa!



    Seus grandes e expressivos olhos e os bonnets delicados são o que mais me chamaram a atenção!!


   Conforme fui vendo variações, percebi que o tecido e as roupas mudam (há alguns modelos com pequenos kimonos!), assim como o material do cabelo, que parece ir de uma fina linha, como as usadas para crochet, até o kanekalon mais moderno, com os mais diversos tons e formatos! 



     Os olhos, porém, esses não mudam! Doces, parecem refletir todo a alegria que uma simples brincadeira de boneca pode proporcionar! Ah! Os bonnets, esses chapéus fofinhos com babados e laços, também permanecem!

    A história das Bunka Dolls parece incerta... Não consegui encontrar informações suficientes ou que coincidissem. Ao que consegui compreender, foram muito famosas no Japão na primeira metade do século XX. A presença do vermelho nos tecidos usados em suas roupas (o que parece ter sido uma característica marcante) devia-se a crença de que essa cor oferecia proteção às crianças.



    Eu realmente adoraria reunir mais informações sobre essas bonequinhas... Saber tão pouco sobre elas parece desrespeitar um objeto cultural que deve ter representado algo muito importante para as crianças japonesas daquela época (uma vez que Bunka significa "cultura").

    Um tanto frustrada quanto a isso, pelo menos posso disponibilizar algumas imagens e links interessantes para tutoriais, pois tenho certeza que, assim como eu, você também adoraria ter uma Bunka Doll, não?! ^^

(Infelizmente, essa é a única imagem que não remete
 ao local original em que foi postada. - Se você clicar sobre as imagens deste post, 
será redirecionado à página de origem! - 
Estavam disponíveis no DevainArt, na página do usuário(a) Tanpopo0118)


     O primeiro tutorial é deste espaço (não sei se é um site ou blog):
 http://kablue222.web.fc2.com/doll151.html#how. Além de poder visualizar o processo, a pessoa desse site/blog fez os moldes e postou imagens com instruções ao final do post! (Por favor, se for citar em seu espaço pessoal, remeta-lhe os devidos créditos! É o mínimo que você pode fazer em reconhecimento à oportunidade oferecida por quem estruturou o tutorial e o disponibilizou.)

    O segundo tutorial está disponível no blog "Bunka Love", criado exclusivamente para a divulgação desse. O tutorial não é da dona do blog, porém, como ela mesma explica, o espaço em que ele estava postado não pode mais ser acessado, de forma que ela tomou essa iniciativa a fim de poder continuar a ser visualizado e utilizado! Bastante detalhado, é dividido em sete partes!

  Acho que nunca é demais imagens sobre a montagem da boneca! Aqui vai mais uma: http://www.naramachi-beniya.com/bunka-tukurikata.html

    Este post do blog "Nuno Life" mostra que, para fazer uma boneca bonita, você pode encontrar sua própria maneira de fazer, independente de tutoriais ou moldes que você escolher usar! O resultado é igualmente gracioso! Confira em: http://nuno-runo.blogspot.com/2008/04/fake-bunka-doll.html Ah!! Para o bonnet (o chapeuzinho de bebê!), o artista disponibiliza um passo a passo aqui: http://sew-ing.com/bonnet.html

     Para se inspirar, um site japonês com muuuuitos exemplos:
http://www.geocities.jp/bp_camnholy/natukasiya-top.htm. A Bunka abaixo é de lá!!



    Bem, vou ficando por aqui!
    Espero que você tenha gostado de ler sobre as Bunka Dolls!

    A pergunta que fica é: ficou animado para fazer a sua própria boneca?! Comente!! Não tenho medo de comentários!! XD

    Até a próxima!! ^^



2 comentários:

  1. Awn, Hime-chan, adorei! <3 Vou ver se treino e faço, quem sabe não dou uma Bunka Doll de presente para a minha priminha?! Será que ela vai gostar? Hm... Bom, eu as acho realmente muito fofinhas!

    Achei legal você ter feito até uma pesquisa sobre elas e tal *-* É um cuidado muito bonito ♥

    Estou me divertindo muito aqui no seu blog, adorei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...