quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Chapelaria lolita: tutoriais


Boa tarde!!


     Olha, eu estou há realmente algum tempo para postar isto aqui! É mais um daqueles posts "pós-tópico" no fórum Moda Lolita! 
     O fato é que é que não posso esconder um certo desapontamento: os tutoriais a seguir são ótimos, foram pesquisados com carinho, e muitas meninas deram respostas positivas, postando, inclusive, os chapéus que fizeram baseados neles. 
     Por que então o tom de "mimimi"? Esclarecendo: eu não queria apenas lincar os tutoriais... Eu queria poder trazer um pouco da história da chapelaria feminina e, daí, o uso na moda lolita. Mas não consegui encontrar artigos nem suficientemente bons para escrever a partir, nem muito menos com referências. Pode parecer ranço acadêmico, mas eu odeio ver 1008893778267672361 vezes o mesmo "artigo" citado em 74732467627463 blogs por aí...
     O que fazer então? Vou colocar os tutoriais sem introdução ou comentários históricos. Ao menos por agora. Acho que a necessidade de "diy"s para chapéus usados em lolita é maior do que a minha preocupação por fundamentação!


     Explicações à parte, são seis modelos de chapéus apresentados a seguir, sendo:


Full e Half bonnet:
     Levando em consideração a decoração, full e half bonnets podem ser usados em outfits classical, gothic e sweet lolita. 


 
Bonnets das brands "Baby, The Stars Shine Bright", "Alice And The Pirates" e "Angelic Pretty"

Cancan/boater hat: 
     Podem estar entre peças de outfits classical, country e sailor lolita.


Boater hat da "Angelic Pretty"

Sailor beret e Sailor hat:
     Boinas podem ser usadas em vários subestilos, e representam uma opção a mais, ao lado dos sailor hat, para outfits sailor lolita.


Sailor beret da "Metamorphose" e sailor hat da "Alice And The Pirates"


Tricorn hat:
     É uma das peças mais características para compor um outfit pirate lolita!


Tricorn hat da "Alice And The Pirates"




     Bem, é isso!! Para acessar aos tutoriais a seguir, por favor, clique sobre as imagens, ok?

Full bonnet
     Para fazê-lo, você vai precisar de: um chapéu de palha!! E fica muito bonito!! Eu escolhi indicar um tutorial de um site em específico (http://www.darlinganddash.com/), pois este já traz a explicação de como encapá-lo com tecido. 





Half bonnet
     Simplesmente genial: feito a partir de um chapéu que lembra bastante a uma viseira!! Tutorial feito por Akatsuki, uma usuária do fórum LolitaFashion.org.



Cancan/boater hat
     Novamente, a partir de um chapéu de palha! O tutorial foi desenvolvido pela hime gyaru Violet (http://www.violetlebeaux.com/), cujo blog tem muuuuuita coisa para se inspirar e fazer!!



     Caso a aba do chapéu que você está transformando em boater seja um pouco grande, ou o próprio chapéu esteja largo em sua cabeça, dê uma olhada nesta outra dica da Violet!



Sailor beret
     Com certeza, a boina de marinheiro representa uma alternativa a mais para as meninas que pensam fazer um outfit sailor lolita!! Este tutorial ensina a fazer um modelo parecido aos da Metamorphose! Acho que vale a pena tentar!




Sailor hat
     Este tutorial foi postado na EGL, pela usuária Qui_. Dá uma boa ideia de como se costura um mini sailor hat, que pode ser adaptado para um tamanho maior. Eu espero que realmente possa ser útil a alguém!!




Tricorn hat
     Já postei o tutorial aqui no blog, mas vou aproveitar a oportunidade e mencioná-lo novamente! Infelizmente, não há o nome da pessoa quem o desenvolveu, de forma que não sei como creditar o trabalho. Enfim, se usarem o tutorial, recomendem-no!


     Espero que possa ter sido proveitoso a alguém!!

     Para ler mais sobre os subestilos, por favor, acessem estes artigos da Ichigo, do blog Reino de Morango, que abordam suas características, fazem um levantamento de acessórios utilizados e trazem imagens de referência, e este post da Alice, do Suit Kingdom, que resume muito bem a ideia de cada um dos subestilos!
     
     Boa sorte e até a próxima! ^^

2 comentários:

  1. Foi de grande ajuda, obrigada ^o^/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Por nada! Fico realmente feliz que a postagem tenha lhe ajudado!! ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...