sábado, 3 de setembro de 2011

Inspiração do dia: Ynari, o homem pequenino e um diálogo para a vida!

     O trecho abaixo, um diálogo entre uma menina e um certo homem pequenino, faz parte do encantador conto africano "Ynari, a menina das cinco tranças", contado pelo premiadíssimo escritor angolano Ondjaki, referência em literatura infantil, e ilustrado, na versão portuguesa, pela super talentosa Danuta Wojciechowska

~ Que ambos possam tocar o seu coração! 
E inspirar não apenas o seu dia, mas sua vida!~




[...]

— Sabes, esta noite tive mais um sonho.
— E queres contar-me? — sentou-se o homem pequeno e mágico.
— Sonhei primeiro com um velho muito velho que explica o significado das palavras.
— Sim, sei quem é.
— E ele explicou-me o significado da palavra "permuta"... Mas eu também queria perguntar coisas sobre a palavra "guerra". Eu até sei como usam essa palavra, mas... para que serve a palavra "guerra"?
— Sabes, Ynari, embora eu não seja o velho muito velho que explica o significado das palavras, também eu tenho guardado no meu coração o significado de algumas palavras. E eu acho que a palavra "guerra" não serve para nada!
— E a palavra "explosão"?
— Eu acho que a palavra "explosão" só devia ser usada noutras situações, não em situações de guerra.
— Em que situações? — perguntou Ynari, enquanto olhava para o rio, porque os peixes já saltavam, já tinham acordado.
— Queres pensar comigo? — disse o homem pequeno e mágico.
— Começa tu — pediu Ynari.
— Então, eu acho que a palavra "explosão" podia ser mais utilizada entre as estrelas. Quando elas chocam, nós aqui no planeta Terra vemos uma coisa linda acontecer no céu...
— Ah!, que bonito — exclamou Ynari. — E uma "explosão de alegria", pode ser?
— Claro! — riu bem alto o homem pequeno e mágico. 
— E uma "explosão de cores"?
— Também... Também pode ser.     
     Estiveram um bom tempo em silêncio observando os peixes que nadavam e os pássaros que voavam. Realmente, quando se sabe ver as coisas simples da vida, descobre-se que o mundo é muito, muito bonito.

[...]



Fragmento do texto e ilustração disponíveis na internet.
Se você quer conhecer mais sobre o autor, por favor, acesse este espaço: http://www.kazukuta.com/ondjaki/ondjaki.html

2 comentários:

  1. Que maravilhoso esse diálogo, Hime-chan! *-* É muito enriquecedor visitar seu blog, amo as citações dele! São textos que fazem sonhar e flutuar no espaço, realmente amo!

    Muito obrigada pelo aviso por MP!

    Beijos de noite estrelada para ti! ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alice-chan!!!
    Fico muito feliz que tenha conseguido te dar um pedacinho da África nesse diálogo que, para mim, é, no mínimo, tocante!!

    Sempre que puder, pretendo trazer textos que inspirem não apenas ao meu dia, mas à vida de cada um que passa por aqui, nem que por 5 minutos!!

    Obrigada por seus sempre estimados comentários!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...