sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dica do dia: fazendo seu próprio favicon!

Boa tarde!!
Tudo tranquilo?

     Há uns dias atrás, enquanto dava uma olhada na parte de "Design" aqui do blog, eu decidi que queria fazer um favicon legal para aparecer ao lado da url quando o Midori Sakura fosse acessado. 

     Como eu não sabia (santa ignorância!) que era extremamente fácil de se produzir um favicon personalizado, eu saí procurando pela internet por ícones já disponíveis... O fato é que não me agradei pelas imagens oferecidas. Pesquisei então por geradores de favicons e, dentre os vários resultados, experimentei alguns e selecioneu estes três para falar um pouquinho:

     Obviamente, por ser o primeiro resultado, foi também o primeiro testado. Nesse gerador, dá tanto para importar imagens, modificando cores, por exemplo, quanto para "desenhar" seu próprio ícone, assim como compartilhar seus favicons, através de um registro. Foi com ele que fiz o primeiro favicon do blog (que já não está mais disponível!).



     Avaliação: não gostei de utilizá-lo. Com esse generator, tentei "desenhar" um ícone, mas ficou muito ruim o resultado. Decidi, então, utilizar uma imagem salva, e pude modificar a cor. O resultado prévio ficou interessante. Porém, quando a imagem foi transformada em favicon, ficou muito feia, pois perdeu a qualidade da resolução. Usei esse favicon temporariamente.



☆ Generator do blog Traffic Showdown
     Como eu estava bastante insatisfeita com o primeiro favicon do blog, aproveitei que estava dando uma geral nas configurações, e experimentei esse gerador para fazer um novo, "upando" uma imagem que eu já tinha.Como diferencial, esse gerador oferece a possibilidade de fazer um favicon animado, inclusive com texto.



     Avaliação: foi bastante rápido de fazer e nem precisei me preocupar com redimensionar imagem ou qualquer coisa do tipo (desde que essa imagem tenha até 5 MB). Optei por não adicionar nenhum texto, por achar desnecessário. Ao terminar, fiz o download em um arquivo zipado, no qual veio três versões de favicon: duas estáticas, com tamanhos diferentes, e uma animada. Eu queria usar as versões estáticas, porém, a imagem pequena é muuuito pequena, e a grande, desconfigurada... 



     Com certeza, o mais simples de todos os geradores! Basta você ter uma uma imagem previamente salva no seu computador.



     Avaliação: sem animações ou outros recursos, esse gerador acabou apresentando o melhor resultado final: apesar de solicitar que a imagem fosse quadricular (o que a minha não era exatamente), gerou um favicon limpo e de boa resolução! Ao terminar, o arquivo vai para a pasta de "Downloads" e você pode carregá-la diretamente para o blog! Simples e sem transtornos! Adorei meu novo favicon!

Bem, vou ficando por aqui!
Espero que esses links possam ser de utilidade, caso você queira fazer um ícone para seu espaço ou modificá-lo!

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Oiii!!
    Achei muito fofo o seu blog!
    O achei enquanto fazia uma pesquisa sobre Dragões de Éter, trilogia que amo!!!
    Se der, dá uma passadinha no meu blog:

    http://cliqueneurotico.blogspot.com

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, Joelma!
    Obrigada por comentar e pelo elogio ao blog! ^^

    "Dragões de Éter" é uma série incrível mesmo! Eu vivo citando-a e recomendando! Espero que Raphael Draccon nos proporcione outras tantas histórias fantásticas!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post.. me ajudou !! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rê!!

      Fico feliz que tenha sido útil e também pelo comentário!
      Obrigada!! ^^

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...