segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Recipe Book: Biscoitos de chocolate!

     Quem me conhece sabe que eu sou insana por chocolate! Imagina como fiquei após descobrir uma receitinha maravilhosa de biscoito que, além de ser de chocolate, adivinhe, "dá certo mesmo"??!!

     Pois bem, encontrei a referida receita há quase dois meses, no blog *água na boca* "BarraDoce", mas, como volta e meia alguma coisa conspirava para que eu não a fizesse, acabei indo para a cozinha apenas na semana passada. E fiz bem, porque eu queria que saísse tudo certinho, sem apelar para substituições de ingredientes e coisas do tipo...! ^^ "Paciência é uma virtudeee!" 

     Vamos à fórmula mágica então!! Lembrando que essa é uma adaptação feita pelo BarraDoce - clique aqui para acessá-la em seu sítio de origem - à receita postada no site norte americano Joy of Baking! Para facilitar a visualização, modifiquei a formatação e inseri alguns comentários pessoais que podem servir de dica!


"Wonder Cookie", print da brand lolita Angelic Pretty 


Biscoitos de Chocolate

Ingredientes:

      2 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
     3/4 de xícara de chocolate em pó
     1/2 colher de chá de sal
     225 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
(segundo medidas caseiras, equivaleria a 1 xícara de manteiga. Eu, porém, utilizei uma barra de 200g, e o resultado é excelente!)
     1 colher de chá de fermento em pó
     1 e 3/4 de xícara de açúcar
     2 ovos grandes
     2 colheres de essência de baunilha (usei como medida 2 colheres de chá)


Modo de preparo:

  1. Coloque em uma tigela a farinha, o chocolate em pó, o sal e o fermento e mexa para que estes ingredientes se misturem (acho uma boa ideia peneirar os ingredientes antes! O chocolate em pó, por exemplo, pode conter "pelotinhas"...)
  2. Agora na batedeira, bata o açúcar com a manteiga até ficar um creme fofo e claro, para então adicionar os ovos, um de cada vez, deixando que o primeiro ovo fique bem incorporado no creme antes da adição do segundo, e junte a essência de baunilha. 
  3. Deslique a batedeira e despeje a mistura de farinha sobre a massa e volte a bater por alguns minutos para a massa de biscoito se formar (cuidado: a massa fica realmente pesada! Se a sua batedeira não é daquelas "power", fica a dica: passe essa massa para bater por cerca de 10 minutos em uma panificadora caseira!)
  4. Com a massa pronta, divida ela em 2 porções e embrulhe-as com filme plástico, levando para a geladeira por uma hora para firmar, atingindo a consistência ideal para abrir. 
  5. Antes de tirar a massa da geladeira, pré-aqueça o forno em 180°C, deixando a grade no centro do forno e forre 2 assadeiras com papel manteiga ou separe 2 tapetes de silicone para assar os seus biscoitinhos. Prepare a sua área polvilhando um pouco de farinha para a massa não grudar e pegue uma das porções de massa e abra com o rolo. 
  6. Corte com o cortador que você quiser e coloque na assadeira/tapete de silicone. Trabalhe a segunda porção e leve a massa cortada à geladeira por uns 10 minutos para firmar um pouco.
  7. Leve ao forno por uns 10 minutos e só tire depois que os biscoitos estiverem completamente assados e ligeiramente corados (meu forno à gás é grande e... "Tá" brincando que só 10 minutos dariam cabo de assá-los, né?! Por isso, a média para ficarem "no ponto", bem crocantes, foi de 30 minutos!)
  8. Quando prontos, deixe os biscoitos esfriarem em uma grade de confeiteiro.
     Rendimento: não fala no site, porque acho que depende do tamanho do cortador e da espessura da massa. Eu usei cortadores número "6" e deixei a massa com 5 milímetros de espessura, mais ou menos! Acredito que tenha rendido cerca de 70 biscoitos (não tenho certeza pois foram devorados na velocidade da luz!! XD). Não consegui tirar fotos deles, mas ficaram lindões como os da imagem abaixo:

Imagem extraída daqui!


     Você também pode decorar seus biscoitos com banho de chocolate ou uma camada de glacê colorido e confeitos! Em tempos de festas de fim de ano, é uma ótima dica para presentear quem você gosta!!

     Até a próxima!!

2 comentários:

  1. Hime-chan, obrigada por deixar aqui essa receita! Pretendo fazê-la quando eu puder! :3

    Beijos de biscoitos de chocolate!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alice-chan!!
    Que bom te ver por aqui!! XD

    Imagina, essa receita é tão boa que não tinha como não postá-la!! Quando fizer, quero saber como ficaram, héin?!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...