quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mori Girl: vamos passear na floresta?!

     Primeiro post do ano e... velhas constatações: aparentemente, eu não consigo me concentrar em uma única moda japonesa...

     Depois de ser fulminada por lolita, há pouco mais um ano, obviamente que eu não passaria ilesa a outros estilos! Através do Formspring da Ichigo, em uma resposta que ela deu a alguém que a perguntava sobre o que achava acerca de determinadas j-fashions, acabei me deparando com dois termos que me fizeram correr atrás para saber do que se tratava: um deles, dolly kei, sobre o qual eu já fiz postagens; o outro, mori girl!


Roupas da loja japonesa Cawaii One Piece

     Em off: vou aproveitar para agradecer aqui à própria Ichigo que, através dos artigos que me indicou sobre essas modas, me fez conhecer o fórum Moda Lolita! Valeu!! o/

      Bem, no início, foi extremamente complicado diferenciar mori girl de dolly kei, confesso! Eu salvei muitas imagens e apenas podia deduzir o que poderiam ser (leia-se: no meio delas, para ajudar ainda mais, estavam fotos de outfits natural kei. Sentiu o drama?!)... Mesmo correndo atrás de informações, parecia que sempre surgiam mais dúvidas do que certezas. De fato, compreender mori girl e saber diferenciá-lo com mais segurança revelou-se em algo muito mais árduo do que entender, por exemplo, a estrutura de um outfit lolita. Isso por que mori, e você vai ler isso em qualquer postagem, não tem uma estrutura definida. É simplesmente “no rules”. E regras, acredite, facilitam muito a vida quando se quer aprender sobre um estilo!


Wi Mae Ri, da série coreana "Mary Stayed Out All Night".
Personagem interpretado pela atriz Moon Geun Young.


Vamos passear na floresta?
      Eu acho desnecessário definir o termo “mori girl”, mas, como não custa nada, em livre tradução do japonês, seria “menina da floresta” (“mori” como romanização de 森, “floresta”).

      E, se florestas remetem a contos de fadas, como se vestiriam as princesas que preferem bosques a castelos?!




      Como escrevi anteriormente, não há um guia que defina os elementos de um outfit mori. Para quem está acostumado com modas que possuem “regras” para se vestir, como lolita, talvez a essência do mori girl seja justamente a liberdade para a criação, ainda que o estilo possua características próprias.





Palavras-chave em mori girl:
❀ Algodão (liso e em estampas floral, vintage, étnica, e denim);
❀ Lã (casacos, xales, cachecóis, gorros, luvas...);
❀ Sobreposições (peças de roupas – geralmente casacos sobre vestidos sobre blusas, meias sobre meias, entre outras combinações –, estampas e texturas);
❀ Golas falsas;
❀ Couro, pele falsa e penas (botas, bolsas, earmuffs, acessórios de cabelo);
❀ Máquinas fotográficas vintage;
❀ Handmade (crochet e tricot, principalmente);
❀ Simplicidade (a escolha de materiais naturais, elementos feitos à mão e sobreposições conferem, sem dúvida, um ar de inocência)

Algumas diferenças:
      Como você já deve ter percebido em algum momento, independente das modas que você goste, há alguns elementos (acessórios, tecidos...) que podem ser comuns a vários estilos. Desde que pensei em fazer uma postagem sobre mori girl, quis mencionar isso, e um texto que me fez confirmar esse sentimento de “Ei, já vi isso sendo usado antes, mas de jeito diferente!” foi o de Valerie Fujita, do blog Tokio Factory, Fashion & Art. Na quarta parte de uma série de posts que busca comparar e diferenciar mori girl, dolly kei e lolita, há informações bastante esclarecedoras. Algumas conclusões a partir do texto:

Se em mori girl as flores estão estampadas em blusas, saias e vestidos, e laços e rendas complementam essas peças e outros acessórios (como relógios de bolso ou chapéus de palha), elas em absoluto não tem a ver com a conotação dada quando em um outfit lolita. A intenção não é produzir algo “fofo”. Isso é percebível na forma como esses elementos são usados;



Em mori girl, referente a acessórios, menos é mais, simplesmente por não se procurar o efeito viçoso de lolita ou dolly kei, nas quais pulseiras, anéis e colares são quase que indispensáveis (senão “obrigatórios”!);




❀ Itens étnicos podem aparecer. Porém, diferente de como são usados em dolly kei (leia-se: aos montes!), em mori girl eles se restringem quase a um item por outfit. Você pode perceber isso vendo imagens de referência!




❀ Sobreposições e volume: os tecidos utilizados, apesar de poderem ter referências ao vintage, ainda assim conseguem evidenciar diferenças em relação aos usados em dolly kei (principalmente no quesito “mistura de cores e padrões”: dolly key é mais teatral; tende ao eclético). O volume também não representa uma preocupação em um outfit mori girl, diferente de lolita, que o presa para manter a silhueta característica. Quando aparece, é produzido naturalmente por sobreposições dos tecidos das saias ou por "pregas".




Desconstruindo ideias difundidas ou “Do sem graça ao criativo: a paleta de cores em mori girl”
      Trágico demais o subtítulo ou irônico?!

      Um dos maiores “mitos” que desconstruí ao ir avançando nos meus estudos “morigirlísticos” refere-se à paleta de cores: uma infinidade de fontes indicam como cores características do estilo os tons terrosos e off white. E ficam por aí.




      Poxa vida! Dá até para pensar “Que tédio!”. Acredite: mori pode ser muito mais alegre do que você pensa! 

     Ao buscar por referências modernas na mídia ou mesmo nas lojas virtuais, você depara-se com uma verdadeira profusão de cores, desde as mais profundas (e pouco lembradas em postagens introdutórias ao mori), como verde musgo, bordô, azul marinho e roxo, remetendo às cores encontradas na floresta, tons pastéis - rosas, azuis, verde-água - até as mais vívidas: vermelho, verde, amarelo, laranja... Isso me faz pensar que a moda pode ter evoluído, incluindo essas novas cores às já bastante tradicionais (em off: acho particularmente interessante, pois acredito que transcende o efeito “camaleão”! Não curto a ideia de me camuflar com cores da floresta! Tem tantas outras que, misturadas, podem resultar em uma combinação diferente!).














E mori com calça, pode?
     Claro, ué!! Destaque para o jeans, que recebe aplicação de tecidos (gingham, poás, flores...) e rendas, e efeitos de desgaste. Calças mais curtas também são usadas.




Maquiagem e cabelo:
❀ no rosto, a aparência deve ser a mais natural possível. Blush rosado é bastante recorrente, mas sem exagero. Nos olhos, cílios postiços podem aparecer para valorizar o olhar, enquanto um gloss não muito chamativo dá cor aos lábios. Uma imagem que eu gosto como referência é esta:



❀ os cabelos podem ser trabalhados de diversas formas, sendo as tranças uma das escolhas mais populares. Em cortes longos ou curtos, o efeito ondulado também é muito recorrente, pois dá volume e fica em harmonia com as sobreposições do outfit. Correndo o risco de ser repetitiva, vou trazer como exemplos a já mencionada Wi Mae Ri (ai, gente, é que essa série é tããão fofa!! :3)!



     E eu super indico uma postagem do  Go Halainn  sobre cabelo e maquiagem: a dona do blog fez upload de uma revista só sobre isso. Para acessá-la, clique aqui!

Sites que vendem roupas e acessórios mori girl:
Esta listagem está em constante atualização! Sempre que encontro novas lojas, coloco os links aqui!


Japão:
❀ Aoi Tori (acessórios)
❀ Soul Berry
❀ Nashare

Coreia:

❀ Sechuna
❀ Goroke


China:
❀ Litongxue
Dear Yuki
Dear Li
❀ Ccai Sakura


     A Rika também mantém uma super lista de links mori/natural/dolly kei disponível no site da loja dela, a Le Café! Vale muito a pena conferir! Me ajudou bastante quando eu não sabia por onde começar a pesquisar (só conhecia a Cawaii One Piece e a Favorite One)!

Onde ler/ver mais sobre a moda:
❀ Moss Garden: What is mori girl?
❀ Tokio Factory, Fashion & Art: Tag "Mori Girl"
❀ Go Halainn: Mori Girl Hair & Make-up Book Scans
❀ Tumblr: Oh Yeah Mori Girl - muitas imagens de referência e tutoriais de maquiagem e cabelo
❀ Tumblr: Forest Fairy Tales - meu Tumblr! Nesse espaço eu compartilho imagens de referência  para coordinates e acessórios que encontro nos sites das lojas virtuais do Japão, Coréia do Sul e China, tudo com os devidos créditos e links para as páginas originais! o/



     Bom, por ora, era isso!
     Até a próxima! E Feliz 2012!!


P.S.: Porque escolhi imagens da Cawaii One Piece e Favorite One como referência:


1) Eu não queria trazer imagens já muito utilizadas... Eu sou cricri... Se vou fazer uma postagem, bom, o mínimo que posso fazer é pesquisar, não é?! Assim, pude escolher as fotos que melhor se encaixavam ao que eu queria mostrar!


2) É claro que eu poderia cortar as imagens, mas... Eu simplesmente amei as fotografias originais! Se você abrí-las em uma nova guia, vai poder ver detalhes das peças dos outfits, o que eu acho super interessante, pois valoriza as roupas, dá ideias e reforça a evidência das características do estilo nelas! Seria um crime editá-las! T.T

6 comentários:

  1. Nossa!
    Eu simplesmente adorei. Adorei e adorei.
    Quantas imagens de inspiração <3

    Antes eu não entendia a diferença de Mori para o outro que esqueci o nomeq.
    Acho que foi a Mari que descreveu como menina da floresta. E foi ai que comecei a ver e a gostar mais.
    Eu simplesmente acho lindo, mas acho que morreria de calor. Se eu morasse no Sul bem provavel que tentasse fazer sempre rs

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu primeiro agradecer por suas palavras: obrigada, Hachiikko!! Fico muito feliz ao lê-las, especialmente por esse post ter demorado tanto para ser feito! xD

    Para ser sincera, eu ainda me confundo bastante para diferenciar Mori de Natural Kei... Há espaços nebulosos ainda... Estou procurando ler tudo o que posso para clarear as ideias!! o/ Quem sabe um dia ainda não escrevo algo definitivo sobre as diferenças entre essas modas?!

    Eu acho mori um estilo lindo demais, e fico triste pelo pessoal, na maioria das vezes, torcer o nariz logo de cara, por achar que as únicas opções de coordenação envolvem cores muito neutras. Poxa, pode haver muita cor em um outfit! Suspeitei disso quando assisti "Mary stayed out all night" e confirmei ao visitar o site de lojas que vendem roupas mori. Acho que foi por esse motivo que quis escrever sobre a moda, para tentar desmistificar um pouco e trazer imagens de inspiração para quem quiser se aventurar!

    Sobre as várias camadas de um out mori: acho que, assim como em dolly kei, deve haver opções para algo mais fresquinho! Até porque a base do estilo é algodão! Vou ver se faço uma postagem com ideias! ^^ Acho que pode ser do interesse de muitas meninas!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu só queria agradecer mesmo por fazer esse blog existir!!
    Tudo aqui é muito, mas muito perfeito e lindo e bem feito e descrito eu amei mais demais.
    Agradeço mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Rayto! Fiquei sem palavras!! ^^

      Primeiramente, agradeço pelo comentário gentil! Fico muito feliz pelas postagens serem bem recebidas pelos leitores e que possam, de alguma forma, ajudá-los! Adoro escrever e procuro sempre fazer o melhor para publicar! o/ Legal que o reconhecimento é grande!

      Ultimamente não estou conseguindo dar atenção ao blog, mas espero que, em breve, possa postar mais. Por enquanto, que este espaço possa lhe oferecer, com os atuais posts, leitura e dicas interessantes a você!

      Muito obrigada! ^^

      Excluir
  4. oh, mas eu jurava que você já tinha feito um post desse! de qualquer forma, ele é muito esclarecedor e rico em informações, tenho certeza que ajudará bastante a "cortar caminhos" pra entender melhor o que é mori-girl pra quem não está familiarizado. e praqueles que estão, é sempre bom se esbaldar nessas fotos lindas e apreciar um texto escrito com cuidado. :9
    fico contente que a minha lista de lojas tenha te ajudado nisso! :D uma pena que eu não consiga manter ela super atualizada, mas acho que o principal está lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rikaaa, que pecado eu não ter visto seu comentário antes!! T.T Desculpa!

      Ah, como eu sinto saudade de sentar e escreveeer esse tipo de post. Eu releio às vezes, porque aparecem corriqueiramente como busca, e dou uma olhada crítica, às vezes pensando em mudar uma coisa ou outra. Esse post em questão eu sinto que foi um dos melhores que elaborei e fico muito feliz pelo reconhecimento e elogios! Muito obrigada!! <3

      Seu blog e loja são sempre referências aqui!! Por isso, fighting! Não deixe de escrever nunca!! xDD Seu Tumblr também me mantém atualizada com tantas fotos inspiradoras! <3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...