terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Construindo um guarda-roupa Mori Girl

     Na postagem em que procurei trazer algumas ideias para brasileiras que quisessem usar outfits mori girl no verão, apareceu uma sugestão bem interessante em um dos comentários (ainda que, infelizmente, anônimo!): a de elaborar posts sobre como construir um guarda-roupa dolly kei e mori girl, como o que temos para lolita, traduzido pela Ichigo.

     Pois bem, eu aceitei o desafio! Desafio porque, eu mesma, pensando em deixar apenas de olhar e escrever, pretendo usar mori girl no meu dia a dia. Então, acho que essa será a oportunidade para organizar as ideias e poder dividir com você o que eu acredito que possam ser boas aquisições para iniciar um guarda-roupa nesse estilo.

      Para começar, algumas dicas gerais e que acho interessantes:

      1) Diferente de lolita, mori girl não é um estilo caro, porque muitas das roupas usadas para outfits mori já estão no seu guarda-roupa. E, mesmo se você precisar comprar, certamente vai encontrar tudo o que precisa em lojas de departamento, sem precisar pensar em importar ou mandar fazer. Por esse motivo, não me ative em recomendar que peças poderiam ser chaves ou em um determinado número de exemplares para adquirir, muito menos no que você deve comprar prioritariamente: isso é você quem deve decidir, de acordo com seu gosto pessoal;

     2) Visite feiras de artesanato, bancas de briks, lojas de artigos locais: além de aprender a valorizar os artigos vendidos aí, muito deles podem ser vistos como possibilidades interessantes para serem introduzidos no estilo, personalizando seus outfits dentro da proposta mori;

     3) Tenha uma máquina de costura à disposição: mesmo se você não é uma exímia costureira, vai poder se divertir confeccionando peças simples para seu guarda-roupa, como saias, lenços e bolsas, que nunca são demais!

     4) Pesquise técnicas de customização: roupas que você não pensa usar mais podem ganhar um novo visual, ou mesmo, uma nova função com pouco investimento!

    5) Seja criativa e deixe seus outfits refletirem a sua personalidade! *Com bom senso, claro!*

     Bem, após essas dicas, vamos, então, retomar algumas características básicas do mori girl para podermos projetarmos as peças que vão fazer parte do nosso armário!

     Raio "X" Mori Girl
     ❀ Princípio fundamental: sobreposições a partir de peças de materiais naturais
     ❀ Materiais: algodão, lã, linho, couro
    ❀ Cores: as que você preferir! Podem seguir uma paleta em tons terrosos (marrons, amarelos, creme...), pastéis (rosa, azul, verde, lilás), profundos (bordô, azul marinho, verde musgo, petróleo), fortes (laranja, verde, vermelho, azul), monocromáticos (cinzas, preto, branco)... Não há regras! Basta seguir a forma como você achar melhor combiná-las.
     ❀ Apresentação das roupas: peças bastante folgadas e confortáveis. Não há uso de acessórios com a preocupação de definir silhuetas.

     Peças básicas
     Como não há peças com características extremamente definidas e próprias, como em lolita, não há padrões dentro do guarda-roupa mori. Como escrito mais acima, dependendo da região do Brasil em que você mora, é capaz de você ter muitas das peças a seguir! Sendo uma moda bastante usual (claro que você pode fazer muitas adaptações, deixando-a mais ou menos casuais!), provavelmente o que você adquirir vai ser usado fora de outfits mori girl também. Logo, essa representa uma vantagem grande sobre outras modas japonesas!

     Vamos começar!



     Itens Primavera-Verão
     Para manter as sobreposições, o vestuário pesado do inverno é substituído por: 
     ❀ vestidos; 
     ❀ saias;
     ❀ calça jeans, bermudas;
     ❀ batas de manga comprida e curta;
     ❀ camisetas, regatas;
     ❀ coletes, boleros, cardigãs;
     ❀ lenços;
     ❀ sandálias, tamancos, chinelos...
   

     No que vale a pena investir?
     Aproveite o verão para comprar bolsas e chapéus de palha! São itens que você poderá incluir no seu dia a dia durante essa estação (se você veraneia, então, vai usar direto!). Batas lindas podem ser encontradas nas lojas de departamento na seção de moda praia. 


     Algumas coisas a lembrar...
    Como você pode perceber, não são peças "de outro mundo"! Esses itens não são nada difíceis de se ter! Porém, é sempre importante recordar:

     ❀ Nenhuma dessas roupas deve ser apertada! Mori girl é "amorfo" (ainda que possamos encontrar artigos que o delineiem como "A line"). Nada de saias curtíssimas, vestidos colados e calças super justas!

     ❀ Cuidado com as estampas dos vestidos: prefira prints delicadas, florais, por exemplo, ou tecidos lisos ao invés daquela profusão de cores psicodélicas que não combinam em nada com o estilo;

     ❀ Você não precisa comprar camisetas e regatas "exclusivas" para usar em mori: separe peças lisas para fazer aplicações de renda, detalhes com babados e laços! Procure por materiais criativos em armarinhos e dê uma olhada se você não tem retalhos de tecidos, miçangas e fitas esquecidos em alguma gaveta!



     ❀ Quanto a saias: se você pretende fazer sobreposições, um bom investimento é comprar uma mais comprida e em cor clara e lisa, off-white, por exemplo. Por cima dela, qualquer outra estampada ou lisa fica bem! Se achar que o clima não permite sobrepor, prefira saias com barras rendadas ou franzidas. Dá ainda para aplicar camadas extras de tecidos diferentes a elas, dando um falso efeito de sobreposição!



     ❀ Uma ideia que eu acho bem interessante também é... Não sei o nome! É uma saia, mas com alcinhas costuradas que permitem virar um vestido! Bem funcional, não?!







     Itens Outono-Inverno
     Meninas que moram em cidades frias podem aproveitar e usar outfits do estilo o ano todo! o/ Se esse for o seu caso, provavelmente a única preocupação que você terá será a de combinar cores, porque, no mais, as peças usadas nessas estações são:
     ❀ casacos, blusões de lã, coletes e cardigãs;
     ❀ saias;
     ❀ calça jeans
     ❀ meias de vários comprimentos, cores e estampas;
     ❀ cachecóis, lenços;
     ❀ ponchos;
     ❀ gorros, boinas;
     ❀ luvas, polainas e armwears;
     ❀ oxfords, botas, tamancos, tênis


     Se no verão, em geral, as cores e estampas parecem tender a tons pastéis, no inverno, laranjas, vermelhos e verdes vivos surgem nas peças de lã! Claro que tons mais suaves, e mesmo profundos, também se fazem presentes, mas eu gosto de pensar que cores vívidas alegram e aquecem mais!


     No que vale a pena investir?
     Com certeza, a melhor época para engordar seu guarda-roupa de inverno é nas liquidações que se seguem a partir de outubro, quando botas, por exemplo, que podem ser o item mais caro, podem ter seu preço reduzido à metade. Bons casacos de lã, dependendo da loja, chegam a descontos de até 70%! 
   
     Algumas coisas a lembrar...
     ❀ Para aproveitar ainda mais a vantagem das liquidações, principalmente no quesito calçados, procure fugir de modismos e invista em modelos mais clássicos, a fim de resistirem a mais de uma estação. Alguns detalhes, no entanto, que são bastante valorizados em sapatos para outfits mori, são botas e oxfords com, por exemplo, franjas de couro ou aplicação de peles falsas, principalmente imitações de pelego;



     ❀ Casacos de lã são, provavelmente, as peças com maior liberdade para aquisição, pois a variedade oferecida pelas lojas é muito grande. Você pode escolher por cores, padrões de pontos e comprimentos que mais combinam com seu gosto - são itens que muito dificilmente vão se apegar a modismos. Pensando em sobreposições, é interessante que você tenha casacos maiores e mais compridos para vestí-los sobre os mais justos ao seu corpo. Casacos de lã, para quem mora em Estados frios são SEMPRE excelentes aquisições;



     ❀ Se você gosta de tricot e crochet, aproveite para fazer seus próprios cachecóis, luvas e enfeites para cardigãs e casacos! Além de dar um toque pessoal, pode ser um ótimo passatempo para as férias de inverno!





     Espero que essa postagem possa ter ajudado a visualizar, de um modo geral, as peças que compõem um guarda-roupa mori girl. Longe de brands (ainda que todas as imagens que usei como referência sejam da Cawaii One Piece - aparentemente minha loja preferida... u.u Relevem!) e regras detalhadas, você deve ter percebido que é um estilo bastante intuitivo e, desde que você se lembre da essência da moda, está livre para criar os mais diferentes outfits!

     Vou ficando por aqui, desejando boa sorte a quem decidir trazer um pouquinho do mori girl para o seu dia a dia! 

     Ah! Também gostaria de saber o que você achou sobre o post! Portanto, se tiver um tempinho, não deixe de dar sua opinião! Ela significa bastante para mim!

     Até a próxima!!

❀ Crédito das imagens usadas para os banners: weheartit
❀ Tumbler pessoal com imagens de referência do estilo: Forest Fairy Tales

4 comentários:

  1. Mais um post maquinifico <3
    Adoro simplesmente adoro demais :D
    Me sinto inspirada a fazer e corre e comprar tudo mori para mim.
    Ruim que moro num lugar quente D:


    Ah, te indiquei no meu blog~

    ResponderExcluir
  2. Olá, Hachiikko!!
    Que bom ver você por aqui!

    Obrigada por seus elogios!! São verdadeiramente incentivadores! Fico feliz por poder contribuir com algumas ideias! E com feedbacks positivos, só sinto mais vontade de aprender e escrever ainda mais!

    Pois é, mori, infelizmente, por mais que tentemos dar um jeitinho para ficar mais leve, ainda assim parece quente... Uma pena! Mas, pelo menos, se não der para fazer um full outfit, podemos incluir uma peça ou outra no nosso dia a dia, danda um ar "morigirlístico" aos nossos looks, não é?!

    E, caramba, eu vi sim!! O Midori está lá na sua seção "Recomendo"!! Que honra!!! ;D Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Goooown, adorei, Hime-chan! :3 (eu só falo isso, note XDDDD)

    Acho muito engraçado e interessante como nós começamos meio que ao mesmo tempo, mas estamos enveredando por caminhos diferentes. Chego a me sentir meio mal e estranha porque, enquanto fiquei no básico feijão-com-arroz, só procurando sobre lolita, e comprando peças, você pesquisou sobre outros subestilos XDDDD

    Estou voltando com o Suit Kingdom, e acho que será interessante voltar a ver sobre moda e tal e escrever a respeito.

    Beijos de corações~!

    PS: gêmea, como suas postagens são completas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pior seria se ficasse só no "adorei"! xDDD Sempre sei que terão palavrinhas empolgadas depois disso, então, no stress! ^^

      Imagina, por que se sentir mal?? Estou aqui para te contaminar com esses estilos! xD Eles estão aí para serem descobertos e virarem mais uma opção no guarda-roupa! ^^ Acho que foi meio que um caminho natural, já que eu não me vejo usando lolita fora de meetings... Muitos elementos conceituais de outras modas já me despertavam o interesse antes de conhecer os estilos propriamente ditos, então foi um estímulo a mais saber que poderiam ser coordenados e resultarem em combinações legais e totalmente de acordo com o que eu gosto! Não posso dizer que faço full outfits, mas eu fico muito feliz de sair confortavelmente com vários acessórios e peças mori por aí! Apesar de não serem recorrentes e ter gente que acho estranho, eu me sinto muito confortável usando! <3

      Estou esperando pelas atualizações!! o/

      Beijos de coelho apressado e muito obrigada pelo elogio quanto à postagem!! Faço o melhor que posso e fico feliz em saber que são úteis! o/ Uhuu!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...