terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mori girls, inspiração para as próximas gerações

     Não há dúvida sobre a grande influência que o Japão exerce sobre as atuais modas e tendências mundiais. Eles parecem sempre estar um passo a frente e, se procuram inspiração em nossa velha cultura europeia para se reinventarem, nós tomamos essas reinvenções como tendências que dominam as temporadas. Uma das últimas tendências atuais com grande força é o estilo Mori Girl. A palavra “mori” significa “floresta”, e a moda descende diretamente de outro estilo japonês que foi bastante famoso durante os anos 1970 e conhecido como Natural Kei.

     Natural Kei foi uma moda muito famosa inspirada por imagens de Sarah Kay, Anna of the Green Gables  and The Little House of the Prairie. Quando você olha para uma garota vestida no estilo Natural Kei, você pode pensar que está olhando para um retrato antigo de uma menina que viveu durante o século 19. Esta é a principal diferença entre uma garota Natural Kei e suas descendentes, as Mori Girls.

     Mori Girls, como o nome diz, amam a floresta e tudo relacionado à natureza. Tecidos de algodão, chapéus de palha, lã, botas, camadas de roupas vintage. A principal diferença entre uma garota Mori e uma Natural Kei é que ela não parece saída de uma foto à moda antiga. Sim, elas gostam de roupas vintage e de misturar estampas florais e tecidos naturais, mas elas não são Lauras Hingis. Quando você olha para uma Mori Girl, você vê – sem dúvida – uma menina do século 21.

     O início do movimento é datado de 2007, e que se diz ter começado em Tóquio – a vibrante capital do Japão. Ele pode ter iniciado como uma forma de conter o excêntrico movimento Yamamba, um dos últimos estilos Gyaru que foi muito popular no final de 2004. Se Mambas foi famoso por usar muitas cores e tons de maquiagem, Mori Girls tentam reivindicar o retorno à natureza e à simplicidade, mas sem recusar estilo.

     Elas usam lindas texturas e tecidos; algodão, temas florais e complementos inspirados na Mãe Natureza. Elas reivindicam a volta aos seus ancestrais, suas origens; uma infância quando nós corríamos e brincávamos livremente nas florestas. Uma infância com o aroma da grama molhada, o sabor da comida feita pela amada mãe, o calor da lareira e as histórias de nossas avós.

     Os primeiros 10 anos deste novo século foram protagonizados com excessos estilísticos e uma decadência que tem confundido e deixado sem orientação uma geração ansiosa por encontrar sua própria imagem. Às caras da segunda década do século 21, novas tendências mostram preferência pela simplicidade e ecletismo que nos levam de volta para a austeridade da vida no campo. Então, as Mori Girls do Japão são o futuro ícone da nova geração de hoje? Eu estou certa que esse movimento será uma forte tendência nos próximos anos. Hoje em dia, podemos ver alguns desses temas nas coleções de marcas como Zara ou especialmente Oysho, proclamando com romantismo o retorno à natureza.

     O retorno à Mãe Terra.

Wi Mae Ri, personagem da série coreana
"Mary Stayed Out All Night"
Imagem oficial


❀ Créditos:
Original: Mori Girls, inspiration for the next generations - Liberdad Gómez
Postado em: Trendguide Blog, neste post
Tradução: Sayaka Hime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...