quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Revisando o que aprendi sobre lolita... até agora!

     Um hábito marcante que eu tenho é o de sondar frequentemente o que eu aprendo e, por consequencia, revisar o que escrevo. Hoje dei uma nova olhada para a primeira postagem que fiz sobre a moda lolita, há pouco mais de um ano, e, percebendo que poderia melhorá-la, decidi re-escrevê-la, organizando-a de uma forma que, espero, fique mais objetiva e interessante!

Sobre a moda

     Lolita, roriita ou, simplesmente, loli, é uma moda japonesa com inspiração nas roupas dos períodos vitoriano e rococó, mais especificamente falando, nos trajes que as crianças vestiam nessas épocas (embora não sejam grandes as diferenças entre trajes adultos e infantis, já que não existia ainda o conceito de infância, e crianças e adultos conviviam nos mesmos meios sociais, utilizando, inclusive, os mesmos modelos de indumentárias).

Família da Rainha Vitória
(Franz Xaver Winterhalter - 1846)

     Se a inspiração vem de séculos atrás, a origem é muito mais recente: uma série de artigos do falecido blog "Tokyo Fashion and Art Factory" refere-se ao início da moda a partir dos anos 1980, descendendo de estilos japoneses em voga na época: o natural kei e o otome kei. As primeiras brands lolita a se constituirem foram Angelic Pretty, em 1979, e Baby, The Stars Shine Bright, em 1988.


Subestilos e temáticas mais populares

     Ano passado, acompanhei uma discussão no fórum Moda Lolita sobre, dentro da moda, o que seria qualificado como subestilo e o que seria temática. Ainda que a forma como vou dispor os subestilos a seguir seja bastante pessoal, é a que melhor consigo visualizá-los até então - e de jeito nenhum é definitiva, que fique claro! Também é importante ressaltar que a moda não deve ser estritamente classificada!

     Pessoalmente, observo a moda lolita assim, com quatro subestilos mais populares:

 Sweet lolita
Angelic Pretty
"Peças-chave":
Anágua em formato de cupcake, já que o efeito desejado é o famoso "poof"!;
 Blouses com babados, golas redondas e mangas fofas;
 Tea Party Shoes;
 Estampas e acessórios com temas de doces, carrosséis, brinquedos, frutas...

Temáticas:
     Estou colocando minha perspectiva aqui, então, sinta-se totalmente à vontade para descordar. O que eu considero temática? Peças e acessórios com características próprias que compõem um outfit a partir de um subestilo "base". Assim, uma temática poderia ser comum a mais de um subestilo.

     No que se refere ao subestilo sweet, penso que são temáticas:

Sailor

Baroque

 Country

BTSSB

 Hime

BTSSB


 Classical lolita

Victorian Maiden

"Peças-chave":
Anágua em formato "A-line", que iniciam as camadas de tule abaixo da cintura e estruturam melhor as saias e vestidos desse subestilo;
 Blouses com babados, golas altas, mangas bufantes e laços;
 Sapatos de salto, mais "maduros";
 Estampas e acessórios com temas florais, principalmente. Tecidos lisos também são muito recorrentes.

Temáticas:

Sailor

Victorian Maiden

 Country

Victorian Maiden

 Hime

Millefleurs

 Pirate

AATP


 Gothic lolita

AATP

"Peças-chave":
Anágua de acordo com a saia (em gothic, parecem variar bastante, incluindo modelos menos populares, como empire waist);
 Blouses com babados, golas altas, mangas bufantes e laços;
 Sapatos plataforma e botas;
 Estampas e acessórios com temas condizentes à estética da arquitetura gótica, ou seja, rosas, vitrais, cruzes, portões...

Temáticas:

Pirate

AATP
(Miss Kaida)

 Punk lolita

Black Peace Now

"Peças-chave":
Anágua em formato de cupcake;
 Saia com comprimento mais curto;
 Sapatos plataforma, botas e RHS;
 Tecidos em tartan, listras e bolinhas, e estampas e acessórios com tema "Alice no País das Maravilhas" e outros vindos do estilo punk, como tachas, alfinetes e coroas.

Temáticas:

Pirate

AATP

     Antes de seguir a diante, apenas gostaria de avisar que há sim outros subestilos e temáticas na moda. A escolha pelos que apareceram aqui foi pessoal.

Postagens interessantes sobre os subestilos abordados e outros em:
Sweet LolitaClassical LolitaGothic Lolita e Punk Lolitaescritas pela Ichigo Hime, do blogs Reino de Morango
Sweet LolitaClassical LolitaGothic Lolita e Punk Lolitaescritas pela Valentine, para o Victoria's Dolls


Casual lolita: um caso à parte


     Casual lolita não é, na minha opinião, nem subestilo, nem temática. É mais como uma versão dia a dia, com menos acessórios do que um outfit completo, mas, ainda assim, lolita e, portanto, merece toda a atenção em sua composição. 

BTSSB
(Nana Kitade)

     É importante reforçar: um outfit casual não deve ser reduzido em comparação a um full outfit - ambos fazem parte da moda pois trazem elementos suficientes para sua caracterização e identificação como pertence ao estilo.

Postagens interessantes:
Dicas de Chá: Casual lolita, um post excelente, elaborado pela Chadias, do blog Dias de Chá
Guia rápido para casual lolita, tradução da Ichigo Hime


"Regras"


     Não, não são algo difícil ou horrível. Se você pensar como forma de orientação, fica melhor ainda! Eu procuro levar em consideração três, as quais acredito, se dada a devida atenção, fazem qualquer outfit "winner".


 Exposição de pele: decotes não devem ser reveladores, assim como o comprimento das saias;
 Materiais: cuidado com a qualidade dos tecidos, rendas e acessórios sempre;
 Coerência com o subestilo: desde as peças de roupa aos acessórios. Permita-me ilustrar com um exemplo pessoal!


     Assim que descobri a moda, fui louca por este outfit da Bodyline:



     É, eu sei, me deixei levar pelo tartan... u.u De acordo com as orientações acima, o coordinate não tem problemas quanto a exposição de pele, porém ele não não se safa do quesito "materiais" - fitas de cetim extremamente brilhosas e aquela rosa em plástico... - e "coerência" - subestilos tão emaranhados que... Nossa! O corte da blouse é sailor (de um jeito bem estranho), a saia do vestido, possivelmente, classical, aquelas wristcuffs são sweet, a boina tem um crucifixo... Enfim, deu para sentir o drama, né?


Dicas

     No maior estilo "modo imperativo afirmativo", cinco ações que penso serem fundamentais, tanto para quem está iniciando, quanto para quem já está "na estrada" (eu sei, "as mina pira" nas expressões antigas!):

Leia blogs: por favor, acredite, seus olhos não irão cair se você parar na frente de um artigo ou tradução por 5 minutos. Pense nisso como uma oportunidade de formar suas próprias opiniões a partir de coisas novas ou informações que você já tem;

Acesse sites de brands: se tem um lugar interessante para dar uma olhada em tendências e sugestões de coordenação, esse é com certeza o espaço das lojas das brands na internet. Faça sua lista de marcas preferidas e consulte-as regularmente. Sites que mantém bancos de imagens de referência, como o Hello Lace e o Lolibrary são ótimos também (gosto de consultar para ver a evolução das peças e as temáticas entre brands!). Ah, vale lembrar aqui: sabe aquele ditado "Nem tudo que reluz é ouro"? O mesmo serve para as brands! Portanto, olhar crítico é algo muito interessante!

Links de algumas lojas:

ALICE and the PIRATES (divisão da Baby, The Stars Shine Bright)
Victorian Maiden
Innocent World
Angelic Pretty
Metamorphose Temps
Putumayo
Bodyline
Mary Magdalene
Juliette et Justine
Moi-même-Moitié
Millefleurs-Noirs


Participe de fóruns e blogs: são sempre enriquecedores! Trocar opiniões nunca matou ninguém!


Mantenha um espaço seu sobre a moda: escreva em um blog sobre suas aprendizagens, tenha um Tumblr para compartilhar imagens de referência e dream itens ou uma pasta em seu computador. Pessoalmente falando: VALE A PENA! Isso me ajuda muito a refletir sobre meus parâmetros!


Pergunte: mais uma vez, perguntar não mata. Maior vergonha é não tirar dúvidas. Fato! ^^




     Até nova revisão, vou ficando por aqui! Tinha listado mais coisas para escrever, mas considerei desnecessário (no post antigo falei sobre as peças do guarda-roupa lolita, coloquei uma montanha de fotos de outfits ita, enfim... Achei que essa nova versão ficou melhor!). Senti que consegui reunir, muito sucintamente, os principais tópicos que me vem à cabeça quando penso na moda e fiquei feliz com isso!!


      Após um ano e meio de loucura pela moda lolita, gostaria de agradecer a todas as meninas com quem tenho a oportunidade de trocar ideias sobre o estilo, seja através de e-mails, mensagens no Fórum ou blogs pessoais, e aprender sempre! Obrigada!!


     E, àquelas que acompanham o Midori Sakura, também vai um MUITO OBRIGADA em caps pela companhia e comentários! O blog já conta com 42 seguidoras! Espero sempre poder superar suas expectativas com o que me proponho a escrever e compartilhar!


     Até a próxima!

10 comentários:

  1. Quanta informação!

    Não sabia que você tinha blog, Sayaka Hime, o encontrei por acaso enquanto procurava um tutorial de tricorn hat xD

    Estou seguindo,

    kissus

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ju Lee!!
    Tudo bem?

    Que bom te ver por aqui!! ^^
    Pois é, tenho sim! Não escrevo aqui tanto quanto gostaria sobre lolita (acho que faço mais isso lá no fórum! xD), mas fico feliz em poder compartilhar tutoriais e coisas assim!! Tomara que seja útil!!

    :*

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem!

    Puza, aquela terceira foto, sailor lolita, elá está usando um JSK tão lindo! ♥♥

    ficou muito lindo esse novo layout hein ♥

    http://sawa-ningyo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sawa!

      Realmente, é lindo, não é?! E é de uma marca coreana que eu não conhecia (amei esse recurso do Google que reconhece imagens random e as rastreia nos sites!! Foi assim que consegui saber de onde era esse vestido!)

      E muito obrigada quanto ao elogio ao layout! Também gostei da forma como ficou, mais delicado e com tema super coerente à proposta do blog! ^^

      Excluir
  4. Você consideraria sweet OTT uma temática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!
      Tudo bem?!

      Eu, pessoalmente, consideraria OTT um subestilo dentro do sweet.
      Na minha visão, seria temática se pudesse ser aplicado a outros subestilos (embora já haja discussões sobre OTT em classical, por exemplo, continuo vendo como um tipo/um subesttilo de sweet!).

      Excluir
  5. Hime-chan, adorei ver essa sua "retrospectiva" de Lolita! Muito bem explicada e inspiradora, sem estar presa a preconceitos! Adorei :3

    Até me inspirou a escrever algo parecido... Mas isso será depois! XD

    Beijos em tartan, que faz tempo que não te mando~! ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, Alice!!

    Muito obrigada!! ^^ Eu também fiquei satisfeita com essa postagem! A primeira que escrevi sobre lolita estava um pouco... abagunçada, com coisas desnecessárias. Mas não posso me culpar: um ano a mais lendo sobre lolita faz diferença naquilo que você vem construindo sobre o estilo, não é mesmo?! Gosto de revisar e ir atualizando! Fiquei feliz ao poder sistematizar os principais pontos! xD

    Olha, se te inspirei, escreva meeeesmo!! Eu gosto muito das suas postagens (aliás, enquanto escrevia esta, o primeiro blog que lembrei foi o seu, justamente por ser um belo exemplo: adoro acompanhar suas aprendizagens - já que eu também acabo aprendendo ou pensando sobre algo a ver!)

    Beijos de coroas!! E, tartan...! Aiai... Fascínio total!! xDDD

    ResponderExcluir
  7. Queria dizer que achei mais do que super digno, tanto é que referenciei. Parabéns <3333

    ResponderExcluir
  8. Óun, Chadias!! Já agradeci antes no seu blog, mas acho que nunca é demais: MUITO OBRIGADA!! :3

    Você é uma das meninas que mais faz com que a moda seja valorizada através de seus artigos super bem elaborados e úteis, e a admiro muito, tanto pelo que promove pelos posts, como por ajudar a quem te procura com dúvidas e, claro, por seus lindos outfits!! <333

    Sucesso sempre para o "Dias de Chá". Sabemos o quanto precisamos de informações confiáveis e referências atualizadas!!

    :*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...