domingo, 26 de fevereiro de 2012

Usando Mori Girl no trabalho

     Depois de tanto admirar um estilo, chega a linda hora em que você decidi: "vou usar isso daqui para frente"! 

     Ok! A decisão foi tomada! Mas, e se esse estilo que você escolheu não for lá muito usual e você queira, por exemplo, usá-lo inclusive para trabalhar? Uma das coisas que acaba passando pela cabeça, inevitavelmente, é: será que eu vou chamar atenção?!

Scan da revista "Mori Girl Hair & Make-up Book 2011"

     Como eu estou passando por essa situação ao decidir usar mori girl com certa frequência, tive a ideia de fazer uma postagem com exemplos de outfits que poderiam inspirar tanto quem pretende trabalhar usando peças do estilo, quanto quem está iniciando ou, simplesmente, pretende fazer algo inspirado, de uma forma mais, digamos, casual. Por que,  sim, embora "ninguém tenha nada que ver" com o seu jeito de vestir, no início, principalmente no que se refere ao ambiente de trabalho - alguns podem ser bastante restritivos quanto a roupas - , acredito que seja melhor evitar "choques" logo de cara - você sabe o quanto tem gente por aí cujo senso de moda e tolerância se limita, no máximo, às tendências das populares lojas de departamento (algumas muito boas, mas, em sua maioria, extremamente funcionais e pouco criativas). 

     Para este post, portanto, pesquisei por imagens em vários sites de "brands" mori, e parto dos seguintes princípios:

❀ Coordinates com menos camadas e com peças de roupa mais "dia a dia";
❀ Uso de acessórios para complementar/compensar alguma característica do estilo que não esteja aparecendo ou está pouco valorizada (por exemplo, poucas sobreposições).

     Let's go! o/


Propostas de coordinates por:

     Os três exemplos abaixo usam calça jeans. Cardigãs e ponchos são usados sobre camisetas com barra rendada. Aplicações de crochê (como vista no cardigã), golas e echarpes valorizam os coordinates.






     Essa brand trabalha basicamente em cima de vestidos e túnicas longas, como você pode ver a seguir. Em três dos exemplos, calças aparecem e coletes rendados ou blusas surgem como opções para produzir o efeito de sobreposição. O tema dos quatro coordinates é floral, e isso é uma boa dica: tecidos e acessórios com flores dão um ar romântico e primaveril!







❀ Sechuna
     Acho interessantes as propostas da Sechuna: reparou na calça skinning?  Em mori, onde roupas folgadas são uma das marcas registradas, ver calças menos usuais como essa (mas muito mais comuns de serem encontradas em nossos armários!) sendo usadas pode dar muitas ideias de coordinates! Nos exemplos, golas de crochet e listras valorizam esse mori mais casual.





     Já percebeu que a barra das calças em mori, quase sempre, quando não é dobrada para fora tem alguma aplicação de renda ou tecido? É uma das coisas mais fáceis de se fazer e permite que se use botas com cano curto, algumas "dobráveis", com o interior revestido de tecido ou pelego, além de, no caso de botas curtas, oxfords ou tamancos, ver a meia! O que complementa os coordinates é o uso de ponchos em crochet, cachecóis ou uma camisa maior que o casaco, para marcar a sobreposição - mínima, mas presente.







     Ah, Soul Berry! *-* Adoro os coordinates dessa loja! O que os faz altamente recomendáveis, na minha humilde opinião? Usam peças-chave simples, porém, de efeito: boinas, echarpes, camisas longas em tartan, sobreposição de meias. Um jeito muito leve e elegante de mori girl!








❀ Goroke
     Descobri essa loja há pouco e, sinceramente, está entrando para a lista das minhas preferidas!
     Este primeiro coordinate é mais inspired do que mori, mas achei MUITO legal a proposta, já que usa blazer (a imagem está pequenininha, mas é só clicar sobre ela ou abrir em uma nova guia!)! Nos demais exemplos, jeans rasgado e até legging (quem diria!) aparecem! Lenços e a mistura de estampas, como na última foto (sim, aloprei trazendo essa imagem, né?! xD), tornam os coordinates muito bonitos, não acha?!









   O objetivo desse post era tentar trazer algumas ideias para um mori girl um pouco mais casual, mas sem desvalorizá-lo. O estilo é rico e criativo, e traz ao dia a dia mais cores, mais texturas, mais alegria - pelo menos, é o que parece a mim! Espero ter conseguido passar isso através das imagens escolhidas e dos pequenos comentários que as acompanham!

     Ah, há links nos nomes das lojas que usei como referência! Basta clicar para acessá-los! Se você está conhecendo a moda agora ou está em busca de imagens, por favor, acesse meu Tumblr! Lá irá encontrar, além de coordinates, acessórios característicos para se inspirar!

      E adoraria, mais que tudo, saber o que você achou sobre o post! Coloque suas impressões nos comentários! Gosto de ter feedbacks sobre o que elaboro: isso me incentiva e me ajuda a melhorar na redação de novas postagens!

     Para terminar, um avisinho: a partir desta semana estarei me afastando do Midori Sakura para poder começar a me dedicar a uma nova  - e brilhante, espero! - fase na minha vida! Isso vai me exigir bastante atenção, e vai ser difícil manter a publicação de novas postagens. Não é um "OMG, adeus definitivo", nem nada do tipo, apenas um tempo que vou empregar em outras atividades! A expectativa inicial é retornar a escrever com  frequência em julho - o que não impede  um ou outro post no decorrer do período!!

     Um grande abraço a todas que vêm acompanhando o blog e trocando ideias e, como sempre...

     Até a próximaaaa!! ^^

18 comentários:

  1. Ahh, eu gosto de mori, mas acho que não combina comigo, mas esse tipo de adaptação eu usaria :33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que "descobri" mori por sua causa, Ichigo! Tinha alguém que fez uma pergunta no seu Forms, algo sobre tretas em outras modas japonesas. Li "mori girl" e pensei "Que será isso?" Então você me indicou uns tópicos do fórum!! Portanto, agradecimento duplo aqui!!! xD

      Sei que você não curte mori por causa da paleta terrosa, né? Pensando bem, acho que também pela falta de silhueta (?). Procurei trazer exemplos bem mais casuais e, apesar de não terem cores muito vibrantes, ao menos são harmoniosas! Acho que você ficaria muito bonita em um coordinate com rosa ou vermelho! ^^

      Obrigada por comentar!! :3

      Excluir
    2. Ah, com a palete terrosa me acostumei e até gosto bastante de bege e uns tons de marrom agora. Mas a falta de silhueta é um problema ^^' Em meninas magrinhas fica lindo, mas em mim é meio estranho, prefiro que marque a cintura pra não ficar parecendo obesa D:

      Excluir
  2. Lindo artigo,Sayaka!
    Vou sentir falta das suas postagens =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Muito obrigada pelo elogio! :3 Sempre procuro fazer as postagens com a melhor abordagem possível e fico MUITO feliz com o reconhecimento!!

      Também vou sentir falta de postar e trocar ideias com vocês!! T.T

      Excluir
  3. Ahh, não acredito que agora que eu descobri seu blog, você vai parar de atualiza-lo! Rs.

    Eu conheci mori girl a pouco tempo, mas já estou cogitando a ideia de usar "inspirações" no meu dia a dia, já que o meu armário tem algumas peças que lembram de longe o estilo. Apesar de trabalhar em uma área que não é 'careta', não me sentiria a vontade usando uma roupa definitivamente mori. Algumas das imagens que você mostrou são super adequadas e eu já salvei aqui na minha pastinha de inspirações do pc!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuaa!! "Tá" brincando?! xD Passei as férias postando bastante! (Ei, você é minha seguidora mais recente! 8D Acabei de ver ali!!)

      Sabe que, sobre mori, eu mais pesquiso e escrevo mesmo do que me visto de fato, ainda que nos últimos dias, para sair, eu tenha usado várias versões mais casuais em função do calor (por exemplo: vestido e calça jeans + gola de crochet (ou echarpe de renda) + meu adorado colar de gaiola + meia e oxford + bolsa em tecido de matrioskas! Para complementar, um penteado com tranças embutidas e laço de renda! Adoro!)

      Quando estava escolhendo os coordinates para postagem, pensei no seguinte: "Ok, quero combinações bonitas, que sejam possíveis de fazer com a maioria das coisas que costumamos ter no armário, e confortáveis, tanto no sentido de usar, quanto na questão "não chamar tanto atenção".

      Fico muito feliz que o post foi útil para você e torço para que faça muitos coords bonitos - e, principalmente, que se sinta bem usando-os!!

      Até mais!! ^^

      Excluir
  4. Você desistiu de lolita? Só fez um outfit e nunca mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tudo bem?!

      Você é do fórum? Acho que não havia comentado sobre meu outfit aqui no blog! ^^

      Não, não desisti de lolita!! ^^ Apenas estou mais para o lado teórico da moda, escrevendo - quase nada, eu sei! xD -, xeretando os sites das brands, participando do fórum e lendo blogs de lolitas!

      Para outfits, todas sabemos, é preciso investimento, coisa que não estava podendo fazer ano passado. Precisei dar prioridades para muitas outras coisas. Espero poder fazer algo para este ano! Vamos ver! Tenho muitas ideias, apenas falta saber se terei tempo para trazê-las para fora do papel! ;)

      Excluir
  5. Yoo ^^ Muito bom o post, gostei bastante, sempre tive um interesse grande por mori girl e dolly kei ♥
    A única coisa que desanima mesmo, é o fato de mori usar bastante sobreposições ~ horrível aqui no Brasil.
    Ah, a soul berry realmente tem propostas maravilhosas, até evito de entrar no site!

    http://sawa-ningyo.blogspot.com/ <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sawa!!

      Ah, mori girl e dolly kei... *suspira* São extremamente cativantes, não?! Infelizmente, é fato: usar no Brasil é um pouco complicado! Adaptações são possíveis (escrevi sobre algumas propostas até!), mas acabam, de uma forma ou outra, cortando algumas características (como as sobreposições, que é o que eu mais gosto nessas modas, por exemplo!). É a vida...! xD

      A Soul Berry é uma perdição! Acho que uma das lojas que melhor sabe vender, na minha opinião: as fotos dos produtos são de muito bom gosto! Gosto principalmente dos photoshoots ao ar livre. Nesse quesito, só rivaliza com a Sechuna! ^^

      Excluir
  6. Outra mori brasileira, enfim *00*
    Gostei muito desse post, principalmente por que é bem complicado usar bastante camadas em algumas regiões aqui do Brasil, e esses outfits não se aplicam só para o trabalho mas também pro dia-a-dia e xD
    Estou á espera de outro post ^^

    ResponderExcluir
  7. Sim, sim!! o/ Vamos conquistar o mundo e, e... Ok, parei! xD

    Autumn Hime, muito obrigada pelo elogio quanto à postagem! Fico muito feliz pelo reconhecimento e que o post possa lhe ter sido útil!

    Mori é realmente encantador mas, no Brasil, fica sim complicadinho de usar! No entanto, com a chegada do outono, acredito que as meninas que gostam do estilo se sentirão mais animadas a usar, não?! Como você bem escreveu, é uma moda que pode ir para além do trabalho!!

    Assim que puder, com certeza escreverei mais postagens sobre mori! Atualmente está muito difícil ter tempo para isso - há vezes que passo dias sem acessar a internet, justamente por faltar tempo! Pode ter certeza que colocarei muito empenho e carinho para trazer informações úteis e boas imagens de referência!

    Obrigada por sua visita e seu comentário!! ;)

    ResponderExcluir
  8. Descobri seu blog com esse post, então decidi comentar nele!
    Seu blog me ajudou a entender um pouco melhor sobre as mori girls, muito obrigada! Estou desde o começo do ano pensando em mudar radicalmente meu estilo para algo mais feminino e só agora chequei o mori girl e só agora pude perceber que ele seria o estilo que combina melhor com o meu jeito de ser (e por parecer super confortável). E como eu quero um estilo que eu possa usar todo dia, este post veio muito a calhar!
    Muito obrigada mesmo por ter me ajudado a tomar esta decisão na minha vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu fico realmente feliz que os posts estejam sendo úteis para quem visita o meu blog! Eu que agradeço, muito obrigada!!

      Quando descobri o mori girl foi como ser atingida por uma onda de encantamento pela simplicidade e conforto que a moda passa através da proposta! A forma de ver minhas roupas mudou e sempre gosto de colocar acessórios que remetam ao estilo!

      Muito boa sorte com sua escolha!! Lembre-se: seja feliz! Você deve se vestir para você mesma, não para os outros! ^^

      Excluir
    2. oi, sou a anônimo que fez o comentário ashdfuauhsid

      eu fiquei tão inspirada que eu decidi fazer um blog pra ficar postando meu "amadurecimento" no estilo. Tipo, de zero (agora) à cem (mori girl).
      mais uma vez, muito obrigada ^^ espero aprender muito mais com seus próximos posts! ^^

      Excluir
    3. Olá, Miris! ^^ Sem problemas!!

      Oh, que legal!! Isso vai ser bem interessante! Você pode colocar várias ideias, imagens de referência e escrever sobre suas próprias aprendizagem! Vá em frente! ~ E espero poder ajudar com meu blog! ^^

      De nada! ^^

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...