sábado, 22 de setembro de 2012

Recipe Book: Soja xadrez improvisada ou... Soja xadrez “primavera”!

            Eu sou absolutamente encantada pela culinária oriental. Acho fantástica a forma como mil temperos diferentes, milhões de cores e sabores, todos juntos, são capazes de fazer pratos lindos, mesmo que com receitas simples, como a popular soja xadrez.

            Experimentei há pouco tempo esse prato e foi amor à primeira garfada! Super aromático e com um gosto maravilhoso, é parada obrigatória no buffet.

            Já estava planejando há bastante tempo fazer um almoço chinês aqui em casa. O cardápio? Shuei jiao, yakisoba, arroz integral primavera e soja xadrez. No entanto, por mais que tenha me preparado, surpresas de última hora são inevitáveis: como o caso, por exemplo, de faltar justamente o pimentão, que dá o colorido à soja xadrez e o gengibre, responsável por aquele toque a mais nos shuei jiao. Também não consegui encontrar o macarrão de arroz para fazer yakisoba, o que me deixou bem chateada, por sinal.

            Bom, como toda boa e velha solução: hora de improvisar! Tirei a ervilha e o milho que iriam para o arroz e os passei para a soja xadrez. Os pasteizinhos ficaram sem gengibre, mas contando com a presença da pimenta do reino – e, como não gosto de porco, o recheio foi modificado, sendo frango, repolho e cenoura ralada! O resultado foi este:



            Sobre a soja xadrez, achei legal compartilhar essa receita improvisada, porque foi eu quem ficou responsável pela “execução” na cozinha! ;) Olha o que fiz!
           
❀ Ingredientes:
2 xícaras de proteína de soja graúda
2 xícaras de água morna filtrada
1 dente de alho
1 fio de óleo de girassol
1 ½  copo americano de água
¾  copo americano de molho de soja ~ Shoyo
1 colher de sopa bem cheia de amido de milho
1/2 de lata de milho verde
1/2 de lata de ervilha (* se você quiser, pode usar 1 daquelas latinhas que o milho e a ervilha já vem misturadas!)
2 colheres de chá bem cheias de açúcar

❀ Modo de fazer:
            O primeiro passo da receita é hidratar a soja. Coloque as 2 xícaras de soja em uma vasilha e acrescente 2 xícaras de água morna (ou o suficiente para cobrí-las). Deixe descansando por 15 minutos.
            Após, corte cada uma das “pelotas” de soja em 4 partes. Pode ser que algumas dessas pelotas ainda estejam meio sequinhas por dentro. Eu, então, após cortá-las, virei todas novamente na água e fui retirando com as mãos, espremendo-as para retirar o excesso de água.
            Na panela, coloque o óleo e frite o alho até dourar.
            Acrescente, em seguida, a soja, fritando-a um pouco e a água.
            Enquanto a soja vai cozinhando um pouquinho, prepare o molho: basta misturar ¾ copo americano de shoyo e 1 colher de amido de milho bem cheia, cuidando para não deixar empelotado. Feito isso, despeje esse molho sobre a soja e mexa tudo, não esquecendo de acrescentar agora o milho, a ervilha e o açúcar.
            Estará pronto quando o molho estiver grossinho!

❀ Rendimento:
4 porções

❀ Sugestões!
            Podem ser acrescentados à receita outros ingredientes, como cenoura em rodelas recortadas com cortador (gente, fica uma graça!), amendoim picado, broto de feijão, os tradicionais pimentões verde e vermelho, repolho... Eu preferi deixar mais “sãozinho”, como diz minha avó, porque já iríamos usar cenoura e repolho nos shuei jiao!

            Espero que tenham gostado! É uma opção simples, barata, rápida e muito saborosa de variar seu cardápio!

Até a próxima!! ^^

2 comentários:

  1. Nossa, essa proteína de soja parece muito com carne o_o' Dá até pra fazer e enganar o namorado pra comer 8D

    ResponderExcluir
  2. Parece muuuito mesmo!! Só não sei se vai conseguir enganá-lo pelo gosto... Se bem que dá pra botar a culpa no shoyo! xDD É uma delícia! ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...