sábado, 26 de janeiro de 2013

Meme: Campanha de incentivo à leitura

     Uma das melhores coisas do mundo é poder abrir um bom livro e se perder em meio à história que traz.
     A Ichigo, do Reino de Morango, me indicou a este meme recentemente, e eu, no mesmo instante, fiquei empolgada. Primeiro, porque entendo a necessidade de promover a leitura como um hábito saudável e necessário na formação pessoal de cada um. Segundo, porque sabia qual seria a resposta para ele!

 Regras:
1. Responder à pergunta: 'Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?';
2. Indicar 10 blogs para fazer o meme - é expressamente proibido oferecer o laço 'a quem quiser pegar' sem indicar seus blogs primeiro. Ou seja, é somente por indicação;
3. Avisar os blogs que você indicou e colocar a imagem no seu blog para apoiar a campanha.



Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?

     Fiquei surpresa pela resposta vir à cabeça de forma tão espontânea. O título que eu recomendo é uma obra que conheci ano passado, um livro sensível, que, apesar de catalogado como infanto-juvenil, transcende esse tipo de classificação de catálogo.


“Nesta imensa casa azul, às vezes, eu brinco. 
Outras vezes, trabalho. 
Muitas vezes, sonho.” 


     "Minha casa azul", do francês Alain Serres, traz como narrador um menino e sua visão sobre o mundo - espaço, tempo, pessoas, cultura, sentimentos - de uma forma simples e poética; uma viagem entre o real e o imaginário, a linguagem própria de pensamentos infantis. Ora nos encontramos junto a esse menino, olhando para dentro de si e descobrindo sentimentos e quem guarda em seu coração, ora damos um giro ao redor do mundo, vendo gente e paisagens diferentes, ora voamos entre constelações e planetas, nos sentindo pequenos e maravilhados diante da imensidão do Universo, do qual todos somos parte.

    A escrita e a ilustração, em perfeita harmonia, me fizeram chorar enquanto lia. É um livro lindo, que cativa tanto às crianças pequenas, pelos desenhos junto a técnica de colagem e pintura (um trabalho fascinante de interpretação visual apresentado por Edmée Cannard, quanto às maiores, que já começam a se questionar sobre espaços, sentimentos e diversidade, e, claro, adultos, que encontram muito o que refletir ao poder trazer, paralela à narrativa, suas próprias vivências, certezas e preconceitos.

Indicações ao meme:
Serão apenas dois blogs, porque os demais que havia pensado já foram indicados!

     Vou encerrando o post agradecendo à Ichigo pela indicação e perguntando: será que você leria minha recomendação?! Aproveite e deixe uma para mim também! ^^

     Até a próxima!


2 comentários:

  1. olá,tudo bem?é o seguinte midori,vc está indicando ler a minha casa azul de Allain Serres, não estou conseguindo achá-lo em nenhuma livraria e para encomendá-lo tb leva muitos dias p/entregar,tenho um trabalhinho de escola de meu filho do terceiro ano,referente à este livro,não sei se pode ajudar-me de conseguir este livro em pdf e enviar-me por e-mail, para meu filho fazer o trabalho.
    se vc puder fazer esta gentileza, fico grato.
    meu e-mail.roger.krychak@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Roger,

    Retirei "Minha casa azul" na biblioteca da escola, logo... Não tenho cópia!
    É um livro com valor elevado, no entanto, você pode pesquisar, caso haja tempo hábil, no site Estante Virtual, que reúne sebos do país todo e através do qual você pode encontrá-lo e por um preço mais em conta. Recomendo, pois é fácil de acessar e comprar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...