domingo, 4 de agosto de 2013

Recipe Book: Maejakgwa, biscoitinhos coreanos de gengibre

     Como bem disse uma amiga minha que eu não via há séculos, ando experimentando ultimamente uma fase muito louca de cozinhar. Tudo é motivo para sair catando receita e descobrir novos sabores! A felicidade de seguir passo a passo e dar tudo certo no final é viciante, de modo que preciso, urgentemente, de um caderno para anotar todas as coisas gostosas que andam saindo da panela e do forno na minha cozinha!! xD

     Pois bem! Dia desses estava assistindo uma série coreana e vi a protagonista comprando o que parecia ser um doce incrível, uma espécie, a meu ver, de calça-virada/cueca-virada, um pãozinho que lembra para caramba as visitas à casa da minha avó paterna. Fiquei enlouquecida pelo fato de, ao invés da cobertura ser açúcar puro, uma calda brilhosa era espalhada sobre ele. Além do mais, a consistência também já me dizia um diferencial: em vez de macio, era crocante. "Muito bem, vamos já procurar a alquimia disso aí!", pensei.


     O nome do doce em questão é Maejakgwa ~ 매작 과 (se pronuncia 'médjagua') e fiquei super feliz quando encontrei a receita no site da Maangchi, meu preferido quando se trata de culinária coreana ~ foi lá que descobri sobre o que é hoje um vício para mim: hoddeok! Já fiz um post sobre eles aqui!

     Os ingredientes para fazer Maejakgwa não são nada mirabolantes, e fiz a receita enquanto preparava rolinhos primavera e yakisoba, ou seja, também não é em nada difícil! É basicamente fazer uma massa de farinha, suco de gengibre, açúcar, sal e água, tudo amassado na panificadora ou processador de alimentos. Depois, cortar no formato tradicional de retângulos para trançar ~ ou mesmo utilizar cortadores, quando se está fazendo outras coisas ao mesmo tempo, like me! ~, fritar e lambuzar tudo com uma calda delícia de açúcar, água e canela.

     O resultado é uma coisa absurda de boa, porque rende bastante, é crocante, doce no início e picante no final! Já é uma das minhas receitas preferidas!

     Ficaram interessados? Então acessem a página original da receita e, para ver Maangchi com a mão na massa, assistam o vídeo abaixo!!


     Boa diversão e...
     .... até a próxima! :)


2 comentários:

  1. Foi graças a você que descobri a Maangchi, muito obrigada ♥
    Esses biscoitinhos me lembraram um pouco crustoles O:

    ResponderExcluir
  2. Oba, fico feliz!! <3 Eu adoro passear pelo site dela, sem contar que a acho mega doidinha! xDD

    Sabe que, lendo os comentários na página da receita e no YouTube, vi que esse tipo de biscoito é quase que um 'inconsciente coletivo': tem em muitos países diferentes! Eu, particularmente, achei mais parecido com o grostoli italiano, mais fino e crocante do que com as famosas 'cuecas viradas' que minha avó, descendente de alemães, faz, que tem a massa fofa e macia! O diferencial é gengibre e a calda, que dão um toque MUITO especial!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...