quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"Melhor de três": séries com tema 'Habilidades especiais'

     Como primeira postagem de 2014, a ideia que me ocorreu foi uma nova 'seção' dentro do tópico "Doramas" aqui do blog: reunir, a cada vez, 3 séries de mesmo tema e compará-las, destacando similaridades e especificidades. É algo que pensei ser divertido e bem mais interessante do que fazer um review extremamente detalhado ~ nada contra, mas não iria dar conta de mais de 30! xD

     Estreando o "Melhor de três", o tema é...

~ Habilidades especiais! ~ 

Master's sun (SBS, 2013, 17 episódios)

Who are you (tvN, 2013, 16 episódios)

I hear your voice (SBS, 2013, 18 episódios)


     Nessa ordem, essas foram as últimas séries coreanas que assisti em 2013. Já tinha lido sobre elas e achado bem interessantes, e foi ótimo ter deixado para ver nas férias, já que, assim, deu para fazer aquelas famosas maratonas de episódios! ^^




     Os protagonistas e suas habilidades


Nome: Tae Gong Shil, Tae Yang (Grande Sol) ~ Master's sun
Habilidade: ver e comunicar-se com fantasmas

Após ficar em coma por 3 anos devido a um acidente de carro, Tae Gong Shil (Goong Hyo Jin) passou a ter a estranha habilidade de ver pessoas mortas. Para essas, Tae Gong Shil é como uma grande luz, e sentem-se atraídos por ela, tentando comunicar-se, a fim de que possam resolver o que as impede de partir deste mundo.



Nome: Yang Si Ohn ~ Who are you
Habilidade: ver fantasmas

Contra muitas expectativas, Yang Si Ohn (So Yi Hyun) acordou de um coma após 6 anos. Sem memórias do que aconteceu para encontrar-se nesse estado, ela precisa ainda se adaptar a uma nova realidade: agora, é capaz de ver espíritos. Como policial, ela trabalha no setor de Achados e Perdidos e, entre um objeto sem dono e outro, consegue resolver casos de assassinato a partir da visão das vítimas.




Nome: Park So Ah ~ I hear your voice
Habilidade: ler pensamentos

Park So Ah (Lee Jong Suk), quando criança, sobreviveu a um acidente de carro premeditado malfadado. O alvo era seu pai. Enquanto o via ser cruelmente assassinado, ele consegue ouvir os pensamentos de seu atacante.  A partir daí, seu mundo passa a ser bem mais barulhento, e ele percebe o quanto de mentiras, ódio e falsos sentimentos circulam ao seu redor.


☞ Similaridades

Os protagonistas adquirem suas habilidades após serem expostos a acidentes, experiências traumatizantes. Em ambas as séries, os três são solitários, tendo de conviver com situações de descrença, injustiça e impotência.

Em algum momento, acabam encontrando alguém para quem revelam acerca de suas habilidades. No entanto, como é de se esperar, essas pessoas são personagens bastante racionais, e refutam a possibilidade de tais 'anormalidades': em Master's sun, Joo Joong Won (So Ji Sub) é o estereótipo do CEO ganancioso que só pensa em crescer financeiramente. Em Who are you, Cha Gun Woo (Ok Taek Yeong) é o colega de trabalho que não se contenta com a atual posição. E, em I hear your voice, Jang Hye Sung (Lee Bo Young) é uma defensora pública com autoconfiança cega.

Pares tão diferentes se complementam, e a função na série é poderem crescer juntos nas adversidades, tornando-se mais maduros.

Tae Goong Shil, Yang Si Ohn e Park So Ah, cada um, da sua forma, ajudam aos outros por um sentimento de dever em relação à justiça. Tae Yang leva recados e esclarecimentos a familiares e amigos dos mortos; Si Ohn soluciona casos envolvendo crimes contra as vítimas; So Ah auxilia no julgamento jurídico de réus que, aparentemente, tem a condenação como certa.

As três séries, em algum momento, tem sua história construída sobre elementos de injustiças e vinganças, o que expõe os protagonistas a perigos, desentendimentos e traições.


☞ Diferenças

Em Master's sun e Who are you, as protagonistas formam pares com pessoas que não conhecem. Apesar de ambas as personagens terem passado por coma e adquirido suas habilidades a partir daí, Tae Goong Shil pode comunicar-se com os espíritos, desde que esses estejam dispostos a 'conversar' com ela. No caso de Yang Si Ohn, ela apenas pode vê-los. Por isso, o papel importante de uma personagem coadjuvante nessa série: Jang Hee Bin, uma xamã.

Em I hear your voice, Park So Ah reencontra a pessoa mais importante de sua vida, a quem jurou proteger: a então defensora pública Jang Hye Sung, que, quando ele era criança, testemunhou no difícil julgamento do assassino de seu pai, condenando o réu a 10 anos de prisão.

Master' sun, quanto aos fantasmas, é mais assustador e, ao mesmo tempo, cômico. Praticamente, ao final de cada episódio, o pedido de um dos fantasmas era atendido por Tae Yang e, após desentendimentos esclarecidos, eles desapareciam. Nesse ponto, Master's sun foi mais comovente para mim.

Os fantasmas de Who are you eram mais 'reais': pessoas com aparência apática e sem perspectiva. Mas a abordagem foi interessante e condiz com uma série mais investigativa.

I hear your voice traz como diferencial a luta da justiça pelo veredicto de inocência em casos em que praticamente não há esperança para o réu. Apesar de ser uma produção para tv, passa uma ideia do trabalho dos defensores e promotores públicos, e fiquei bastante impressionada. Assisti CSI por muito tempo e gostei de ver o que acontece após os peritos recolherem as provas e observarem os fatos a partir da ciência. Julgar o lado humano, fora das linhas amarelas, me fez pensar em quanta responsabilidade está envolvida em julgamento.

Como curiosidade, Who are you tem a duração dos episódios em torno de 45 minutos, o que achei diferente, já que, normalmente, a duração é de cerca de 1 hora. Master's sun entrou no lugar de I hear your voice, após terminar, o que demonstrou a oposta da SBS em enredos envolvendo suspense e "habilidades" diferentes!

E, como opinião pessoal, eu gostei de todos os dramas, mas, com certeza, a série que apresentou melhor final foi I hear your voice.

Avaliação final
Master's sun: 
Who are you: 
I hear your voice: 

     Todas as séries estão disponíveis com legendas em português no Viki!


     Não sei se esse tipo de post é muito útil, mas, o objetivo é, além de discutir sobre as histórias, introduzir sobre a quem não tem familiaridade com séries asiáticas, ou quem busca um título para acompanhar!

     Já assistiu a algum deles? Tem alguma sugestão? Escreva nos comentários! Já estou pensando no tema do próximo "Melhor de três"! xD

     Até a próxima! ~ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...