sábado, 19 de abril de 2014

Recipe Book: Cupcake de chocolate!

     Olá, gente!

     Feriadão aí e o que mais queremos é poder descansar, não é? Eu, pelo menos, andava precisando desses dias de folga para parar de pensar um pouco só em trabalho e fazer outras coisas!

     Dentre 'fazer outras coisas', leia-se: cozinhar! Eu adoro ir para cozinha e fazer bagunça! Não tem coisa melhor que o cheirinho de comida saindo do fogão, da receita quando dá certo, dos elogios!! E, como há muito tempo queria assar cupcakes, aproveitei o primeiro dia de descanso para isso!


     Eu não sou nenhuma mestre e todos na minha casa sabem que as receitas que uso vêm quase todas do Tudo Gostoso, um site que realmente acho interessante para procurar novidades e mesmo pratos tradicionais. Com bom senso e lendo sempre os comentários, que contêm dicas importantes sobre erros comuns e substituições, por exemplo, você pode ter sempre uma comida diferente à mesa!

     A receita que serviu como referência para os meus cupcakes foi esta, porém, com modificações nas medidas dos ingredientes ~ redução de açúcar e óleo ~ e temperatura. Vale antecipar que a massa é feita à mão e é pesadinha, já que a ideia é  despejá-la diretamente nas forminhas de papel para muffins! Ficou assim:


Cupcake de chocolate    


 Ingredientes para a massa:


1 xícara de Nescau
1 xícara de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 colher de sopa de fermento
2 ovos inteiros

Modo de preparo: 
1) Peneire o Nescau, o açúcar e a farinha, juntando-os em um recipiente;
2) Acrescente aos ingredientes anteriores, aos poucos, o óleo, o leite e os ovos, misturando-os com um fouet ~ como eu não tenho um, usei um garfo de batedeira! Fica a dica! xD
3) Por último, acrescente o fermento à massa;
4) Distribua a massa nas forminhas. Para não transbordar quando assar, a massa deve ocupar 2/3 da forminha de papel.
5) Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC. Para saber quando retirar os cupcakes, use um palito de madeira!


 Ingredientes para recheio e cobertura de chocolate ~ ganache:

1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 barra de chocolate meio amargo

Modo de preparo:
1) Pique a barra de chocolate e derreta-a em banho maria;
2) Em uma panela, despeje o leite condensado e acrescente o chocolate derretido;
3) Cozinhe até o ponto de brigadeiro, quando o chocolate desgruda do fundo da panela;
4) Desligue o fogo e adicione o creme de leite, misturando bem.

 Comentários:

     Deixe os bolinhos e o recheio/cobertura esfriarem. Com uma faquinha de ponta, corte um círculo no bolinho, levantando a 'tampinha'. Coloque uma ou duas colheres de chá cheias de ganache e tampe novamente. Com a colher mesmo é possível espalhar mais chocolate sobre o cupcake para cobrí-lo. Se preferir, use um saco de confeiteiro com bico de decorar e enfeite com  confeitos, marshmallows, granulados...

     O rendimento é variável: quando eu fiz, resultou em 17 cupcakes grandes ~ tanto que, como gosto de super bem recheados, faltou ganache!

     Para acentuar o gosto do chocolate na massa, eu acrescentei algo como duas colheres de sopa de chocolate em pó! Também se pode usar essência de baunilha!




     

     Eu, que nunca havia me aventurado a fazer esses famosos bolinhos, achei a receita muito boa e, apesar de contratempos ~ o chocolate que usei acabou empelotando um pouquinho ¬¬ ~ e do monte de louça para lavar, vou repetir algumas vezes nesse ano! Fica muito gostoso!

     Em tempo, gostaria de desejar Feliz Páscoa! Felicidade e amor a todos nós!

     Até a próxima! ~

4 comentários:

  1. É uma receita realmente boa, rike! ^^

    ResponderExcluir
  2. Que delicia já faz tempo que eu não faço nenhum cupcake.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmin, eu nunca havia feito e não sabia o quão divertido era! E deliciosos, claro!
      ;*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...