quinta-feira, 29 de maio de 2014

Tema do mês AF&L Blog Network ~ Maio: Conto de Fadas

     Olá, pessoal!!

     Não sei se é só para mim, mas o tempo parece estar voando, não?! Já estamos últimos dias de maio! ^^

     A enquete para este mês incluiu vários temas interessantes e fiquei super feliz pelo o que escolhi ter vencido! A proposta era fazer algo inspirado em contos de fadas!

     Para quem está sempre às rondas com a leitura de contos folclóricos, foi um prazer enorme pesquisar e conhecer novas histórias para pensar um outfit e postar! Eu selecionei várias e decidi que irão aparecer aos poucos até o final do ano, porque é muito divertido ficar imaginando e montando visuais a partir delas! 

     Neste post, sem mais demora, inspirada pelo escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, eu apresento...



"Esta é uma flor tão bonita", disse a mulher. 
Ela beijou suas belas pétalas vermelhas e amarelas e, tão logo feito, 
a flor deu um estalo e se abriu! 
Uma tulipa, isto é certo, mas, bem em seu centro, havia uma pequena menina. 
Ela era delicada e loira, não mais alta que seu polegar. 
Então, ela foi chamada Tommelise/Thumbelina.



 A tiny little girl in forest kei



Rundown

Camiseta ~ Marisa
Cardigã ~ Blue Steel/Renner
Saia ~ Aliexpress
Meias soquete rendadas ~ Ichigo Hime Store
Oxford ~ Bottero
Cinto ~ Aliexpress
Echarpe ~ Accessories/Renner
Chapéu ~ Camelô
Guirlanda de lavanda ~ Selfmade
Pulseira  ~ Le Café
Anéis ~ Accessories/Renner



     Comentários:
     [Edit: esse post foi refeito!]

     E põe refeito nisso!
     Eu estava completamente frustrada logo após publicá-lo e o reverti para rascunho. Após um tempão, lembrei dele e decidi dar uma nova chance! Não que a apresentação da proposta vá ser algo completamente original, mas, às vezes, eu prefiro voltar a conceitos que domino mais do que tentar coisas novas e detestar o resultado! xD

     Assim, Tommelise ganhou uma versão mori kei de primavera!



     Muito mais limpo que vários outros exemplos de coordinates que postei anteriormente... Gostei da forma como as cores ficaram balanceadas. Me parece bastante harmoniosa!


     A escolha da camiseta com estampa de pássaros e anéis com esse bichinho tem a ver com uma passagem da história: Tommelise encontra uma andorinha que julgava morta. No entanto, ao aquecê-la, descobriu que seu coração ainda batia. Esse pássaro levará Tommelise, mais tarde, ao reino no qual conhecerá outras criaturas como ela e se tornará rainha (o que eu acho muito triste, porque, após duas tentativas forçadas de matrimônio no decorrer da história, ela casa com um rei que nem conhece... Eu sei que ela não podia ficar com a andorinha, mas, mas... T.T). 



     Para reforçar o feeling 'conto de fada', inclui a pulseira com elementos que evocam histórias diversas e da echarpe com escritos 'Once upon a time'. A meia com babado em tule e a saia com múltiplas camadas evocam o etéreo.




     Espero que ~agora~ tenha conseguido cumprir com a tarefa desse mês! Lembrando que fiz uma postagem anterior, introduzindo o tema no formato 'como personagens de contos de fadas se vestiriam de acordo com j-fashion', e que rascunhei um novo post com uma lista de títulos de livros e contos folclóricos que publicarei ainda neste finalzinho de mês!

     Opiniões são sempre bem-vindas, portanto, não deixe de comentar!!

     "Tommelise" está disponível completo e em inglês no site The Hans Christian Andersen Center, neste link!

     Até a próxima! ~


     Em off: roupas que usei nesse domingo. Me senti uma lebre saída de uma fábula de La Fontaine! xD



sexta-feira, 9 de maio de 2014

Tema do mês AF&L Blog Network ~ Abril: Tutorial

     Olá!!

     Abril veio, abril foi, eu ajudei a escolher o tema do AF&LBN e sim, não fiz o tutorial a tempo! xD Mas 'como-eu-sou-teimosa', resolvi apresentar uma das ideias que tive e segurar as demais para ir amadurecendo e elaborando melhor durante o ano. Então, com você...


     Uma das minhas, ham, obcessões (?) são flores. Onde tem floral, podes crer, eu estou de olho! A inspiração para o tutorial vem de muito tempo, quando vi a snap dessa menina (e eu jurava que tinha a referência do link de origem... o.o Ok, vou ficar devendo! Atualizo com a fonte asap):


     Então, decidi que um acessório que viria a calhar muito bem nos meus outfits seria uma guirlanda dessas e, sempre que eu via flores artificiais bonitas, ia comprando ~ porque, pelo menos por aqui, isso é um exercício de paciência. Quase nunca encontro bonitas... Mês passado, na correria, olhei dois buquezinhos simpáticos na calçada de um bazar e comprei, já pensando no tutorial.

     O drama do atraso se deve ao fato de eu ter jogado fora um rolo inteiro de fita floral por achar que 'nunca mais' iria usar ~ raiva maior, porque costumo guardar enentas tralheiras para 'vai que eu precise...'. Saí procurando à venda, mas não encontrava. Essa semana, além das fitas que eu usei para acabamento, consegui comprar um bendito rolinho da floral verde! [fim do drama!]

     Enfim, tutorial feito! Vamos lá?!


2 buquês de flores de botões pequenos
arame
fita floral
cola quente
tesoura
fitas de cetim

1º passo:

     Faça um círculo com o arame e ajuste o tamanho. A minha guirlanda teve como base um círculo de 13 cm, um tamanho médio. Como achei que o arame era muito fino (nº 22), reforcei o círculo trançando mais fio por cima.



2º passo:

     Mortícia Adams feelings! Desconstrua os buquês!


3º passo:

     Hora de rearranjar tudo formando novos mini buquês. No meu caso, como não gostei do tom de laranja das flores, eu as tirei fora... E, sim, feat alicate!


     Separe as folhas menores e utilize-as para fazer os buquês. Eu retirei o cabinho plástico para que pudessem passar pelo furinho mais de uma flor ~ como você verá, comecei fazendo com duas flores, mas, após, percebi que seria melhor usar três flores a cada vez, unidas com fita floral!


4º passo:

     Disponha os buquezinhos sobre o círculo para ter uma ideia de como combinar as flores.


5º passo:

     A parte mais chata! xD Eu não gosto de mexer com cola quente! Ultimamente não ando dando sorte com os tubinhos e comprei um que estava mais queimando meus dedos do que colando algo... ¬¬ Na imagem, dá para ver que, assim que ia colando, já reforçava passando a fita floral.


6º passo:

     Com as flores todas coladas, a parte de dentro, mesmo colocando fita floral, ficou MUITO feia:


     A solução é esconder toda essa cola com as folhas maiores. Separe-as dos galhinhos e descole o tecido dessa parte plástica. É só puxar que sai!


     Vá forrando a guirlanda por dentro e, caso tenha usado todas as flores e ainda ficou sobrando espaço, feche essa parte com elas também.


     Para dar uma finalização mais romântica, escolhi por colocar sobre a junção das folhas um lacinho de fita-que-não-sei-o-nome-mas-é-transparente-e-um-amor!


     Como ficou na cabeça da pessoa que vos escreve:




     O que mais poderia ser feito? Bom, poderia-se colocar apliques de insetos, penas, pingentes de seda, pérolas... Como foi a primeira guirlanda que fiz e que pretendo usar no dia-a-dia, deixei mais simples!

     
     Queria deixar registrado que achei lindos os tutoriais das meninas que fazem parte do AF&LBN e pedir desculpas pelo atraso! :P Mesmo fora do prazo, me senti na obrigação de participar, uma vez que vocês se esmeraram para apresentar da melhor forma seus tutos!

     A quem está lendo, não deixe de dar sua opinião nos comentários, certo?!!

     Nos vemos!
     Até a próxima! ~


P.S.: enquanto fotografava o passo a passo, lembrei da música 'Flower', de Yong Jun Hyung, que eu adoro! A moça que participa do mv usa uma guirlanda muito bonita:



sábado, 3 de maio de 2014

Era uma vez... Personagens literárias + j-fashion!

     Olá!!

     Quando estava de férias de verão ainda, tive a ideia de escrever uma postagem que trouxesse dois assuntos, duas paixões na minha vida: contos e moda! O fato é que o tema desse mês do grupo AF&LBN é justamente contos de fadas, então... Eu tirei as teias do que já havia rascunhado e estou, através disso aqui, dando uma introdução ao post que virá nos próximos dias!

     Como frequentemente eu passava horas e horas vendo snaps e outros materiais há algum tempo atrás, comecei a observar algumas imagens e tentar imaginar que tipo de personagem literário aquelas roupas poderiam evocar. Ou então: se um personagem usasse j-fashion, como ele se vestiria? Que elementos escolheria?!

     Em Tumblrs da vida e sites de snaps, como o Tokyo Fashion, por exemplo, eu reuni várias imagens. Selecionando, eu fiquei com essas ~ no entanto, desejo poder expandir essa minha 'galeria'!!






Conto: Cinderela
Folclore: Francês
Moda: Dolly kei

Naquela noite, depois que as irmãs saíram, 
a fada madrinha novamente transformou  a abóbora em carruagem, 
os camundongos em cavalos, as lagartixas em lacaios, 
os trapos num vestido ainda mais esplendoroso que o da véspera 
e os chinelos em sapatinhos de cristal. p. 130





Conto: Branca de Neve
Folclore: Alemão
Moda: Mori

Mal pôs a boca na maçã, e caiu morta no chão.
- Dessa vez nada te salvará! - declarou a rainha; 
e voltou para casa e seu espelho, que por fim disse:
''És, rainha, a mais bela entre todas as belas.''
E assim o seu coração invejoso ficou satisfeito.
e tão feliz quanto um coração pode ficar. p. 124


 


Conto: A guardadora de gansos
Folclore: Alemão
Moda: Cult party

Soprando, brisas, soprando!
O chapéu de Pedro levando!
Soprando, brisas, soprando!
Atrás do chapéu, Pedro voando!
Por todo monte, vale e relvado,
Seja o chapéu de Pedro levado,
Até que meus cachos prateados
Estejam penteados e bem amarrados. p. 186






Conto: Por que o mar tanto chora?
Folclore: Brasileiro
Moda: Dolly kei

Diga-lhe que só se casará com ele se lhe der 
um vestido da cor do céu com todas as estrelas. p. 47





Conto: O gentil-homem de Wastness
Folclore: Escocês
Moda: Hama


Vivia rindo, e todos pensavam que era muito feliz. 
No entanto, quando ninguém estava vendo, 
punha-se a contemplar o mar com um olhar saudoso, 
ou ensinava aos filhos canções tristes. p. 139






Conto: João e o pé de feijão
Folclore: Inglês
Moda: Mori

Quando acordou no dia seguinte. zonzo de fome, 
o rapazote viu o quarto mergulhado numa estranha luz verde. 
Curioso, foi espiar pela vidraça: 
um imenso pé de feijão se erguia junto à parede, 
ultrapassando o telhado e chegava até o céu. p. 108



Citações dos contos:
'Cinderela', 'Por que o mar tanto chora?', 'O gentil-homem de Wastness' e 'João e o pé de feijão': Volta ao mundo em 52 histórias. Narração por Neil Philip. Companhia das letrinhas, 2009.

'Branca de Neve' e 'A guardadora de gansos': Contos de Grimm, volume 1 ~ A bela adormecida e outras histórias. L&PM Pocket, 2002.




   

     'Por que o mar tanto chora?' é uma mistura de Cinderela e Pele de Asno ambientalizada no Brasil, em que o baile, por exemplo, é o nosso carnaval! É bastante interessante! 
      
     Selkies são recorrentes na literatura. Recentemente, encontrei outra versão dessa história no livro infanto-juvenil 'Histórias do mar', compilado por James Riordan.

       E você?! Quais suas histórias preferidas?!

     Até a próxima! ~

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...