sábado, 24 de janeiro de 2015

Introdução ao ojikawa style!

     Sempre achei legal fotografias e scraps antigos com desenhos de meninos vestindo calças curtas, newsboy cap e colete tartan.

     Todo mundo já deve ter visto, em algum momento, tendências promovendo o uso de peças  e acessórios masculinos por mulheres. No entanto, o estilo ocidental 'boyish' nunca me atraiu o suficiente, porque não aparentava ser divertido - pessoalmente, ele me passa aquela seriedade chata do mundo adulto, um 'chique forçado', sei lá... Logo, jamais pensei em investir em algo assim. Isso, claro, até conhecer o ojikawa!





     Com uma apresentação descontraída, o ojikawa - aka ojigirl, 'oji': 'vovô' -, estilo japonês alternativo que teve repercussão em 2011, evoca nostalgia e conforto, buscando nas roupas largas e de aspecto antigo um espaço na correria das ruas agitadas.

~ Check list para coordinates ojikawa! ~

Parte de cima:

R Camisas
O item mais fácil de encontrar em nossos guarda-roupas! Lisa ou com padronagem, com mangas compridas, curtas ou sem, essa é uma peça básica!

R Coletes
Feitos de tecido ou lã/linho, lisos ou com padronagens, com botões ou fechado. Pode ser encontrado tanto em seções femininas ou masculinas nos períodos de outono e inverno.

R Cardigans
Ideais para meia-estação, os modelos retos são os melhores! Podem ser sobrepostos por blazers.

R Blazers
Item interessante para ser garimpado em brechós! Também pode ser liso ou estampado, dependendo do material, que varia de acordo com a estação.



Wonder Rocket



Parte de baixo:

R Calças ou bermudas com cintura alta
Assim como a parte de cima do coordinate, a de baixo será igualmente confortável. Calças mais curtas ou com barra enrolada fazem as meias aparecerem e abrem possibilidades para coordenação de cores e acessórios. Bermudas ou shorts combinam com meias mais compridas!

R Macacões
Em qualquer versão de comprimento, inspiram um coordinate jovem e divertido.

R Sapatos
Oxfords, moccasins, brogues, coturnos Dr. Martens... As opções são várias e, felizmente, com versões adaptadas aos pés femininos e às estações do ano.




Acessórios:

R Chapéus
Para estações mais frias, os confeccionados em feltro ou tecidos de lã, como boinas, newsboy caps e chapéus coco, por exemplo. Para primavera e verão, que tal os clássicos cancan hats adornados com fitas e broches?!

R Óculos de armação arredondada/grande
Um clássico! :)


Lazy Cat


R Gravatas
A que mais se vê é a tipo borboleta. Você também pode amarrar uma fita de veludo sob o colarinho da camisa ou se inspirar nas bow tie escolares.

R Capas, capelets e mantas
Encrementam coordinates de outono/inverno, usadas sobre coletes ou cardigans.

R Broches e bottons
Podem ser confeccionados com feltro e botões, ou mesmo aplicações de bordado prontas, daquelas termocolantes, sabe?, geralmente encontradas em armarinhos e lojas de miudezas.



Scan no blog Let's Elliott

R Relógio de bolso
Ou colar de relógio. Lembra bastante aquele ar 'vovô', que é o que o estilo propõe.

R Lenços curtos, echarpes, cachecóis
Tudo bem-vindo, ajuda a complementar cores e temas no coordinate! Aproveite as épocas de liquidações e adquira peças que não saem de moda por um preço em conta (itens de inverno em lojas de departamento podem ser encontrados no verão por 1/4 do valor inicial em seções masculinas!).

R Suspensórios
Um clássico! [2] Particularmente, acho fofos sendo usados abaixados! xD


     

Scan no blog Let's Elliott

R Meias
Coloridas, com desenhos, listras e padronagens diversas, ajudam a dar personalidade ao coordinate. Procure nas seções masculinas das lojas de departamento! Também podem ser usadas meias 3/4 e 5/8, e sobreposições!



Dearli


R Bolsas, pastas, mochilas e sacolas
Couro e lona combinam com a estética do estilo.




~ Dicas para montar seu coordinate ~

     Eu uso basicamente 3 guias para montar coordinates em qualquer estilo - e não seguem uma ordem de prioridade! Tipo, a própria ocasião faz a prioridade!

1) Temática
Imagem que explica melhor que palavras:



2) 'Historinha que você quer contar através de sua roupa'
Opção quando penso a partir de acessórios que já tenho. Por exemplo, um colar de relógio. Acabo desenvolvendo toda a ideia do que se tornará o outfit partindo do relógio, seja por algum significado atribuído ('memórias', 'presente x passado',...) ou por algum padrão (no caso, desenho de relógios, números, ponteiros...) ou as próprias cores do objeto em questão. 

3) Cores
Quando olho as peças de roupas que tenho e tento combinar pelas cores.
Eu meio que me oriento pensando "distribuir sem perder cores ou deixar cores isoladas". É algo que aprendi olhando, olhando e olhando snaps. As cores que parecem/pareciam caóticas no coord, conforme se observa com calma, vai se percebendo que não são aleatórias. O ouro está escondido nos pequenos detalhes, muitas vezes! <3


~ Cabelo e maquiagem ~

     Caso você queira, pode expandir o conceito da roupa para o visual completo!



Cabelo comprido? Que tal o famoso bob style, sem precisar de tesoura?
Seda vol. 1/2012



Outra forma de encurtar o cabelo é fazer um rabo de cavalo bem no alto da cabeça
e trazer o cabelo para frente, arrumando-o com grampos e fixador.
Já fiz isso e fica bem quando dá para esconder sob chapéu! :D
Catálogo Dear Li


  

Cabelos curtos podem ganhar versões aeradas
Choki Choki Girls 19



Exemplo de maquiagem
Seda vol. 6/2012







~ Snaps-referência ~

Scans de revista são bonitos, mas, nada melhor que 
'pessoas da vida real' usando o estilo para termos como inspiração!
Clique para aumentar as imagens.


                   

          


          


          





     Bem, estas foram minhas considerações iniciais sobre o ojikawa. Estou pesquisando e aprendendo, porque decidi que quero inserir pouco a pouco elementos do estilo no dia a dia, até fazer coordinates próprios.

     Espero que o que apresentei possa ter sido interessante e claro. Fiquei muito preocupada sobre como fazer minha abordagem sem repetir informação e imagens de outros blogs. Gostaria de saber sua opinião, para que possa fazer edições, tornando o post melhor (vou atualizando as imagens de referência, assim que achando novas!)! ^^

     Como comprei nessa semana algumas peças e materiais para confeccionar acessórios, e já tracei ideias para outfits, espero trazer, nos próximos dias, alguns coordinates e tutoriais! o/ Aguarde!!

     Até a próxima ~




Algumas referências na internet que foram úteis para este post:

Scans: GoHalainn
Tumblr: Ojigirl
Tumblr: Ojikawa
Loja: Lazy Cat (desativada)
Loja: Dear Li (Taobao)


16 comentários:

  1. Minha poupee usava esse estilo quando eu jogava. nunca coloquei saias nem vestidos nela. Não sabia que tinha um nome para o estilo. É um visual que me agrada muito e que um dia gostaria de investir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, eu também gostava de vestir minha Poupeé assim!! Por sinal, que SAUDADES desse jogo! T.T

      Acho um estilo muitíssimo fofo e perfeito para outono/inverno! Quero muito usar! <3

      Excluir
  2. (:/ blogger apagou meu comment...)
    Não conhecia esse estilo, super me indentifiquei! Sempre achei dandy um estilo lindo, mas definitivamente não um estilo para uso diário, talvez em certas ocasiões como faço para ouji... mas este estilo não vejo esse problema :) Além de parecer super confortável, é um visual agradável de se ver.
    Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blogger sempre trollando! x.x

      Que bom, Hizukyo! Eu curtia ouji quando conheci lolita e acho um estilo muito bonito! <3
      Ojikawa é realmente interessante de se observar, não é? Adoro ver o quão criativos e, como você disse, confortáveis, podem ser os outfits!

      Fico muito feliz que o post te agradou!!
      Muito obrigada por comentar! <3

      Excluir
  3. Nossa adorei esse estilo! Apesar de não me interessar pra *mim* por mori girl e otome, acho que são estilos bem bonitos e tô sempre acompanhando seu blog porque acho que você, o blog e suas postagens ilustram bem os estilos. Mas A-D-O-R-E-I esse okijawa! Compartilho da sua mesma opinião que o boystyle "ocidentalizado" é muito masculino e adulto e sempre tava procurando um estilo mais "usável" pro dia-a-dia nessa vibe e gente, me encontrei nesse post! Adorei as referências e tal, mas procurando no google não consegui achar nada além do que você já passou então caso você esbarre com um blog/site/tumblr/whatever de inspiração ou que fale sobre o estilo, você poderia me passar por favor? Obrigada!
    E lindo blog, continue com as postagens porque elas são uma inspiração imensa! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!!

      Pois é, o boystyle ocidental eu via, até então, como algo de passarela, meio minimalista e frio. O ojikawa é o oposto!! Fico muito feliz por você ter curtido e, como escreveu, se encontrado!! Te desejo boa sorte em seus futuros coords!

      No que toca a referências, realmente, é bem complicado achar algo no Google. As que encontrei de melhores estão linkadas no post. Como dica, você popde tentar procurar pelo termo em japonês: おじカワ ou ojiガール!

      Excluir
  4. Não conhecia o estilo, achei uma graça! ♥
    O único motivo pelo qual não me aventuraria nesse estilo é o uso de calças larguinhas, acho que não fica bem no meu corpo. :\ Mas me deu vontade de adaptar algumas coisas para otome-kei e até mesmo lolita, gosto muito da paleta de cores e de xadrez. <3

    Ansiosa para ver teus futuros outfits! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Keka?!
      Eu achei que você pudesse conhecer! Espero que tenha gostado da minha apresentação, então! ^^

      Acho que inspirações desse estilo (e da versão feminina dele, o obakawa) dariam um ar muito especial em outfits lolita e otome. Sei que em gyaru ele já foi explorado ~ a Liz Lisa lançou peças interessantes um tempo atrás, numa coleção inspirada no Reino Unido!

      Ah, espero usar logo!! Estou com muitas ideias, mas pouca coragem de usar no calor! :)

      Excluir
  5. Adorei a proposta! Com certeza eu usaria. Eu adoro estilos andróginos e ser para misturar isso com uma pegada Mori ou Vintage melhor ainda, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o ojikawa realmente conseguiu encantar, não é?!!
      Com certeza, esse feeling vintage é o que há! *-*

      Muito obrigada por comentar, Luana!

      Excluir
  6. Um pouquinho atrasada para comentar, mas não poderia deixar de dizer que este estilo me cativou! Amei esse ar "vintage" que ele transmite, me encontrei neste estilo! *-* ~fofíssimo

    ResponderExcluir
  7. Olha, que bom!! ^^ <3

    Todos os comentários estão super positivos em relação ao estilo! Será que veremos mais gente investindo no ojikawa?! Eu espero que sim!!

    ResponderExcluir
  8. Que estilo bonitinho! Deu até vontade de arrumar umas roupas assim =P Excelente matéria, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Okikawa é muito amor, né, Mari?!

      Muito obrigada pelo elogio e por comentar! ^^

      Excluir
  9. achei o estilo uma gracinha! parece ser super "adaptável", além de confortável por conta dos cortes e tecidos usados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita, uma vez que fiz a postagem, mas, sim, é um dos estilos mais adoráveis que já vi!! Realmente, tem carinha de conforto, não?! :3

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...