domingo, 8 de março de 2015

Pequeno guia para coleções naturais

     Estou muito feliz por poder postar com uma frequência que, comparada ao resto do ano, chega a ser assustadora! xD

     Minha cabeça me enche cada dia mais de ideias (muitas delas ocorrem antes de dormir - aparentemente, sou dessas pessoas que são mais ativas à noite), que poderiam virar postagens, e estou aproveitando e fazendo esboços a mão e salvando muitos pins. 

     Uma dessas ideias apareceu quando, por fim, havia terminado de escrever uma coletânea de tutoriais e imagens interessantes para moda e decoração inspiradas em hama girl. Pensei: 'Vários dos materiais utilizados para fazer essas propostas são naturais... Talvez muita gente já tem eles em casa, guardados... Ei, e se essas pessoas têm coleções ou gostariam de iniciar uma...?'

     Assim surgiu meu...



Atenção!!
Antes de mais nada, esse 'guia' é para coleta amadora 
 de materiais que não necessitam extração!


~ REGRAS ~

Pressupondo a coleta responsável como uma forma de reunir, para coleções pessoais, 
materiais dispensados pela natureza, observe as seguintes regras:

Não interfira!
Você não tem o direito de retirar algo que prejudicará aquele ecossistema.

Não estrague!
Colete apenas o que está a seu alcance, literalmente, o que é possível.
Sua cobiça, excesso de confiança ou estupidez podem gerar 
ações danificadoras e, mesmo, irreparáveis.

Não pegue com o intuito exclusivo de vender!
Não observe os presentes da natureza como uma fonte de lucro.
A coleta natural tem como objetivo maior utilizar matéria desprezada por sua fonte
para projetos pessoais, valorizando-a ao poder expô-la em sua forma in natura ou
incrementando-a/juntando-a a outros itens.


~ O QUE COLETAR ~

Fiz uma lista básica de coisas que podem gerar coleções interessantes
sem gerar impactos negativos ao meio ambiente:

❀ Flores
❀ Folhas
❀ Sementes
❀ Frutas secas
❀ Pinhas
❀ Galhos
❀ Insetos mortos
❀ Penas
❀ Ninhos abondonados
❀ Pedras
❀ Conchas
❀ Areia, terra

[Em off: já vi pela internet fotos de coleções com ossos de pássaros...]


~ MATERIAIS PARA COLETA ~

❀ Jornal, livro de capa dura e elástico ou corda
 (podem servir de prensa improvisada para o transporte de flores e folhas)
❀ Recipientes de vidro ou plástico
❀ Sacos plásticos com fecho
❀ Envelope de papel
❀ Pinça


Para registro...

❀ Máquina fotográfica
❀ Caderno para anotações
❀ Caneta retroprojetora para anotações em recipientes e plásticos


~ COMO GUARDAR/EXPOR ~

Caixas com tampo de vidro e porta retratos

     

Fonte                                                        Fonte


Caixas com divisórias e latas

     

Fonte                                                Fonte


Estande natural




Recipientes de vidro

     

Fonte                                                       Fonte



Fonte (tutorial)



Fonte (tutorial)


Estantes temáticas

     

Fonte                                             Fonte


Guirlanda


Fonte (tutorial)


Scrapbook




Joias
     

          Fonte                                                             Fonte



Fonte (tutorial)



Fonte (link quebrado)



Fonte (tutorial)



Fonte (tutorial)


Impressões


Fonte (tutorial)


Colagens







Fotografias



Adorei o site dessa fotógrafa!
"As an artist you can go in two possible directions to find new material. You can roam the surface of the earth, always looking for your next inspiration just over the horizon. Or you can stay in one place, looking for your next inspiration one layer deeper, rather than one step farther. I’ve made my choice. Which does not mean it was an easy one."

Sobre a técnica utilizada por ela, clique aqui!


Headbands


Fonte (tutorial)


Fonte (tutorial)


Capas para celular


Fonte (tutorial)


Flores prensadas



Essa página é muito interessante. Tem uma seleção de flores que são ideais para serem prensadas, assim como a descrição de dois métodos, tutorial para confecção de prensa e 
dicas para disposição em quadros.



     Este foi um pequeno post despretensioso sobre coleções naturais e ideias sobre como expor suas coletas. Caso haja interesse maior, você pode procurar na internet sobre cuidados específicos para cada tipo de coleção e forma de juntar e armazenar materiais.

     Ainda sobre crafts, você encontra nessas outras postagens já publicadas, mais inspirações e tutoriais a partir de materiais recolhidos na natureza:



     Por fim, gostaria de saber sua opinião sobre o assunto, se tem alguma coleção, sobre como a mantém, se tem interesse nisso, se o post foi útil... :)

     E... Até a próxima ~

8 comentários:

  1. Adorei as dicas,sempre faços pequenas coletas,principalmente mudinhas para plantar,e várias que citou estão em meus projetos.
    Ossos de animais são uma das coisas que quero,já consegui o crânio de um boi,que estava jogado numa cháraca,mas gostaria de animais menores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comecei a me deparar com ideias tão interessantes sobre esse assunto que quis fazer minha própria postagem! Adoro coletar também!

      Vi bastante sobre esqueletos de pássaros e roedores. Isso me lembra bastante o feeling da Grimoire!

      Excluir
    2. simm a decoração da grimoire é tipo meu sonho de consumo para casa rs
      se postar algo sobre esqueletos de passaros e roedores eu vou amar.

      Excluir
  2. Achei este post muito interessante e útil, pois eu costumo coletar materiais como folhas, galhos e flores caídos, pedras e conchas, mas nunca tinha pensado em reunir tudo como uma coleção e nem pensei em formas de expor tudo. Gostei das ideias e agora vou pensar em algumas formas de organizar e proteger minha pequena coleção. Também nunca tinha pensado em coletar ninhos abandonados! Parece adorável :3

    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jenny!! ^^

      Nossa, então fico realmente feliz pelo post acabar te dando ideias! Eu adorei escrevê-lo e buscar maneiras bonitas de expor os pequenos tesouros que a natureza nos dá!

      Sim, ninhos de pássaros! Quem diria!! <3

      Espero que tenha tido uma boa semana!

      Excluir
  3. Nossa, amei esse post!! E com certeza ele irá para os meus destaques de março! Eu sempre amei coletar coisas da natureza e adorei as inspirações para organizar coleções e o modo como o respeito à natureza foi colocado como prioridade no seu guia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, eu sempre acabo me lembrando de você quando faço esse tipo de post, já que você adora DIY! Sendo assim, imagina como fico alegre por ler seus comentários!!

      Com certeza! Acho que, antes de tudo, o respeito à natureza jamais deve ser esquecido! <3
      E muito obrigada, antecipadamente, pelo destaque! <3

      Excluir
  4. Eu me apaixonei por esse post! Eu adoro colecionar potes de geleias para colocar esse tipo de coisa dentro. Embora só possa ter um ou outro por questão de espaço x)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...