sábado, 12 de março de 2016

Compras no Estante Virtual

     E aí, pessoal?!
     Tudo bem?

     A postagem de hoje foi pensada para compartilhar a experiência de comprar livros novos e semi-novos pelo site Estante Virtual.

     Como você deve ter lido em algum canto do meu blog, eu sou professora. Eu adoro contar histórias para meus alunos! Tento manter a leitura de um livro por dia em aula com eles, para incentivá-los - e tenho que dizer: o resultado é muito motivador!

     Nos últimos tempos, não lembro de ler literatura mais, hm, adulta (?)... Confesso que não ando tendo sorte com os títulos que peguei... Logo, acabo sempre optando por literatura infantil, e me surpreendendo com a beleza da diversidade nas páginas dos livros dedicados aos pequenos ao redor do mundo!

     Comecei a comprar 'livros para crianças' quando ainda estava na faculdade, e hoje tenho uma biblioteca pequenininha, mas bastante útil e em crescimento constante! Meu tipo preferido de livro são coletâneas de contos do mundo, pois um volume reúne muitas histórias diferentes.

     Nas férias, reservei um tempinho para listar algumas obras que gostaria de comprar e saí à caça pelas melhores condições de preço. Obviamente, o Estante Virtual estava envolvido nessa aventura!

     Talvez seja muito difícil você nunca ter ouvido falar desse site, mas, pode acontecer! Bem, o Estante é um espaço virtual através do qual você pode fazer buscas por títulos, autores, editoras e descrição, obtendo resultados em diversos sebos - sendo possível filtrar por estado (novo/usado), preço, cidade, vendedor... Hoje, é muito mais fácil comprar por lá, pois você pode colocar no carrinho livros de muitos sebos diferentes e gerar um único boleto - o que, antes, era preciso entrar em contato com os livreiros e fazer depósito bancário em contas individuais. Uma chatura!

     Entrei no site com uma lista de 20 livros - porque listas de livros são infinitas, né?! xD
     1 deles foi cancelado (provavelmente porque outra pessoa comprou ao mesmo tempo que eu - nesse caso, fui reembolsada) e outro eu dei de presente. Considerando-se que pegaram o período do carnaval no meio da entrega, com exceção de um pacote (que ficou preso na agência por um mês e, wtf?), tudo chegou muito rápido! Assim, fiquei com 18 novas obras no meu acervo. Quer dar uma conferida? Vem comigo! E, caso se interesse por algum, basta clicar na capa para ir para a página no Estante Virtual.


    

Contos asiáticos

         

Nian- Reconto da Tradição Oral Chinesa - Kety Chen
Histórias de Mukashi - Lúcia Hiratsuka
Contos da Montanha - Lúcia Hiratsuka
As Histórias Preferidas das Crianças Japonesas - Florence Sakade & Yoshio Hayashi

'Nian' e 'Histórias de Mukashi' eu conheci na biblioteca da primeira escola em que trabalhei e adorei. O primeiro é uma história sobre a passagem do ano/ano-novo. O segundo traz 6 contos populares japoneses. 'Contos da Montanha' e 'As Histórias Preferidas das Crianças Japonesas' fecham o 'combo' Japão - aliás, esse último eu já tinha e presenteei uma amiga e sua filha com um exemplar. Trata de 16 contos em uma edição bilíngue português-japonês.

    

Contos africanos

      

   

Contos do Baobá - Maté
A Árvore Que Canta, o Pássaro Que Fala e a Fonte Que Rejuvenesce - Maté
O Gato do Xeique e Outras Lendas - Malba Tahan
Ynari, a Menina das Cinco Tranças - Ondjaki
O Voo do Golfinho - Ondjaki 

     Dessa vez, precisei me conter um pouco, porque tenho bastante livros de histórias da tradição da África Ocidental. A exceção foi 'Contos do Baobá', que traz 4 fábulas - meus alunos apreciam muito histórias com animais! Os outros dois, na sequência, são de temática árabe, e 'Ynari, a Menina das Cinco Tranças' e 'O Voo do Golfinho' são da literatura infantojuvenil angolana contemporânea. Recomendo muitíssimo!! Ondjaki é um autor maravilhoso e sua linguagem é linda!

    

Contos norte-americanos


Histórias dos Sugpiaq, um Povo do Alasca - Claire Merleau- Ponty

     Conhecia apenas dois contos da tradição esquimó, de modo que achei interessante investir em um livro que abordasse outros enredos da cultura dos povos do Alasca!

    

Contos brasileiros

      


Viagem pelo Brasil Em 52 Histórias - Silvana Salerno
Mata - Contos do Folclore Brasileiro - Heloisa Prieto
Moça Lua e Outras Lendas - Walmir Ayala
O Mar e os Sonhos - Roseana Murray

     Tenho um exemplar de 'Viagem ao Mundo em 52 Histórias' e achei que seria uma ótima ideia ter uma coletânea na versão 'só brasileiras'. As histórias são dividas pelas regiões do nosso país. 'Mata' comprei pela autora, que é bem conhecida por reunir contos do nosso folclore e do mundo. 'Moça Lua' recolhe lendas gaúchas e 'O mar e os sonhos' é um livro de poesias - Roseana Murray tem uma escrita muita bonita! Mais uma recomendação!

    

Coletâneas

   

Histórias do Mar - James Riordan
Monstros e Mundos Misteriosos Quase Tudo Que Você Queria Saber - Heloisa Prieto

     'Histórias do Mar' é outro livro que eu já conhecia, mas quis comprar porque, além de legal, ele não tem na biblioteca da minha escola atual. Reúne contos do mundo sob a temática mar. O outro livro traz informações sobre seres fantásticos, que é um assunto que desperta fascínio nas crianças e é interessante ter para elas manusearem.

    

'Must have' pessoais! xD

   



As Quatro Estações das Fadas - Betty Bib
The Seven Chinese Sisters - Kathy Tucker - Ilustrado por Grace Lin
O Mensageiro das Estrelas - Galileo Galilei - Peter Sis

     Betty Bib e suas fadinhas: como não amar? Conheci na faculdade e, apesar desse livro não ser tão bonito quanto o que vi por primeiro, é muito fofinho! 'The Seven Chinese Sisters' comprei achando que era escrito por Grace Lin - autora de um dos melhores livros infantojuvenis que já li na vida: 'Onde a Lua e a Montanha se encontram' - ... Na realidade, descobri que ele é apenas ilustrado por ela! xD Mesmo assim, a história é bonitinha e treinei inglês durante a leitura! Por último, 'O Mensageiro das Estrelas', que encontrei uma vez na estante da biblioteca da escola, e que me apaixonei. Conta a história do menino que tinha estrelas nos olhos - Galileu Galilei.

    

     Espero que você tenha gostado desse post e que ele possa ter sido útil de alguma forma! Talvez, possam haver futuros comentários sobre outros livros da minha coleção!

     Literatura infantil e infantojuvenil são mágicas e tão importantes quanto as demais. Se você quiser se perder em lugares mágicos e ter muito sobre o que pensar e admirar, recomendo dar uma chegada a essas seções em uma próxima ida à biblioteca, livraria ou acesso a sites de compras! Fica a dica!

     Até a próxima! ~


4 comentários:

  1. Não sabia que você era professora! Eu também sou! Que legal você incentivar a leitura em sala de aula, isso faz muita diferença e nem sempre as crianças tem pais que cultivem este hábito. Adoro literatura infantil desde sempre e adorei a sua lista. Eu já li este de contos japoneses, mas não li o de mukashi e nem o da montanha. Parecem muito interessantes. Nunca li nenhum conto africano e fiquei bem curiosa! Quando tiver mais dicas assim compartilha aqui plz, é sempre muito útil! *-*

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jenny!
      Que bom que gostou da lista! Eu amei minhas novas aquisições! <3

      Histórias de Mukashi e Contos da Montanha são muito bons! Recomendo!
      Contos africanos são muito variados, sendo que os tradicionaus buscam explicar alguma coisa/evento. E todos trazem alguma mensagem interessante para a gente pensar. Acho que você gostaria muito de Ynari!

      Procurarei abordar mais sobre o assunto sim! Sinto falta de falar sobre livros por aqui!

      Muito obrigada por comentar!
      Beijos!!

      Excluir
    2. Obrigada mesmo pelas dicas! Eu vou tentar achar algum conto africano para ler online ou fazer download. Vou ver se acho Ynari.

      Tem uma série de contos irlandeses que eu estou adorando. Um especialista selecionou vários e dividiu em 4 livros. Um é princesas e damas encantadas, outro é bruxos, bruxas e os feitiços mais cruéis que se podem imaginas (esses são os que tenho e já li). Tem outro sobre duendes e um quarto sobre heróis ou príncipes. Estou querendo comprar o restante da coleção porque os dois que li foram muito interessantes!

      Bjs

      Excluir
    3. Que interessanteee!! Adorei saber sobre essa série! Deu vontade de acompanhar! *-*

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...